Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Cultura

Vem aí o 9º FestCine – Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia

Festival será realizado entre os dias 23 e 30 de setembro, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro

Publicado em: 10 de setembro de 2019 às 17:30 | última atualização: 12 de setembro de 2019 às 00:11

O 9º Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia (FestCine), promovido pela Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), acontece entre os próximos dias 23 e 30 de setembro, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, localizado na Rua 3, setor central.  A abertura oficial acontece às 19h do dia 23, com uma homenagem in memoriam a Rubens Edwald Filho de Luiz Cam e a exibição do longa metragem de ficção “Encantados 2018”, dirigido por Tizuka Yamasaki.

No total, serão exibidos 22 filmes em todos os dias do FestCine, sendo 10 longas (quatro de ficção, quatro documentários e duas animações) e 12 curtas (quatro de ficção, quatro documentários e quatro animações). A entrada é gratuita todos os dias. Confira a programação completa:

24 DE SETEMBRO - NOITE  ÂNGELO LIMA

19:30 – Homenagem – Lançamento de filmes

·         Curta- Documentário: Sagrado

Duração: 25 min

Sinopse: Sagrado é um filme sobre o recebimento do Sagrado no Candomblé de Ya Sinhá.Realizado durante uma sessão de Candomblé o filme narra um pouco dessa trajetória dela.

·         Média – Documentário: Congo É Terno

 Duração: 60 min

Sinopse: As Congadas durante a festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário. Na cidade de Catalão- GO, onde o sincretismo faz a riqueza cultural e religiosa da festa se tornar impar em emoção, devoção e fé se tornando uma das maiores manifestações popular no Brasil.

25 DE SETEMBRO

1ª Sessão – 19h30

·         Curta – animação: Sontoku

  Duração: 17 min 11 seg

Sinopse: Um homem passa a reviver as lembranças de sua infância e juventude por meio de suas anotações. Desde a perda dos pais, passou duras provações e dificuldades financeiras até alcançar a prosperidade, momentos antes de iniciar sua jornada em prol da estruturação de um país. História baseada em fatos reais.

·         Longa Ficção: Sem retorno

Duração: 1:30 min, 2019

Sinopse: Pedro, um vendedor de aspiradores de pó, tenta desesperadamente pagar suas contas através da venda do produto. Consegue uma oportunidade através de um amigo e sai em busca de sucesso financeiro.

2ª Sessão – 21h30

·         Curta Documentário: Novos Goianos

Duração: 23 min

Sinopse: Um recorte da efervescente cena musical independente da cidade de Goiânia com participação das bandas Boogarins, Carne Doce e do cantor Diego Mascate.

·         Longa - Documentário: Taego Ãwa

Duração: 75 min

Sinopse: 05 fitas VHS encontradas no armário de uma faculdade disparam o desejo desse filme. Anos depois, munidos de mais registros, vamos ao encontro dos Ãwa na Ilha do Bananal. Levamos conosco a memória do desterro ao qual foi exposto o povo Tupi que mais resistiu à colonização no Brasil Central. As imagens foram vistas, sentidas e mais imagens surgiram desse encontro em meio à luta por TaegoÃwa.

26 DE SETEMBRO

1ª Sessão: 19h30

·         Curta Animação: O explorador de Saturno

Duração: 7 min

Sinopse: Um viajante ao se deparar com as suas angústias e frustrações, decide deixar o deserto onde habita para embarcar em uma viagem a Saturno. Em busca de compreender o sentido de sua vida, ele atravessa dimensões cósmicas para enfrentar os seus próprios fantasmas e alcançar uma luz pessoal para o domínio de seu universo único.

·         Longa - Documentário: Parque Oeste

Duração:70 min

Sinopse: Depois de ser vítima de violência do Estado, em Goiânia, Brasil, uma mulher reconstrói sua vida, transformando seu luto em luta.

2ª Sessão: 21h30

Curta - Documentário:Além dos muros

 Duração: 16 min e 42 seg

Sinopse: Em Goiás, no final 2015, o projeto do governo de transferir a gestão das escolas públicas para as chamadas O.Ss., levaram centenas de estudantes a ocuparem 27 escolas durante 4 meses. MARIANA foi uma delas.

·         Longa  - Ficção: Dias vazios

Duração: 104 min

Sinopse: Jean e Fabiana são um casal de namorados que cursam o último ano do ensino médio em uma pequena cidade do interior e vive um dilema: deixar a cidade em rumo ao um novo destino ou ficar e continuar a história de seus pais. Jean resolve pôr um fim a própria vida e Fabiana desaparece. Dois anos depois, Daniel e Alanis, um outro casal de jovens namorados, procuram entender o motivo do suicídio de Jean e qual foi o destino de Fabiana. Para eles essa busca se transforma numa chance de reinventar suas vidas.

27 DE SETEMBRO

1ª Sessão: 19h30

·         Curta - Documentário: A viagem de Ícaro

 Duração:19 min

Sinopse: Bazuka, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho a única alternativa é construir suas próprias asas.

·         Longa - Documentário: Eli Camargo Água da Fonte

Duração: 78 min

Sinopse: Documentário sobre a vida e obra de Ely Camargo, cantora e folclorista goiana, que viajou por todo o Brasil e América Latina pesquisando a música de raiz, cantada pelo povo.

2ª Sessão: 21h30

Curta -Ficção: A piscina de Caique

 Duração:15 min

Sinopse: Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.

Longa - Ficção: Hotel Mundial

Duração:75 min

Sinopse: Sofia, uma jovem cantora argentina, volta para sua cidade, Buenos Aires, e precisa encontrar um apartamento para morar. Ela se instala em um hotel para esperar pela chegada de Antônio, seu namorado brasileiro com quem vive uma relação à distância há algum tempo. Quando ele finalmente chega, entretanto, a proximidade física entre os dois gradualmente cria uma distância sentimental.

 28 DE SETEMBRO

1ª Sessão: 19h30

Curta - Animação: A noiva do coelhinho

 Duração: 12 min

Sinopse: Maria José tem muito medo do Coelho sinistro que visita a sua horta. A mãe insiste que ela deve enfrentá-lo. Adaptação lisérgica do conto homônimo dos Irmãos Grimm, o curta fala sobre violência doméstica, abuso infantil e cárcere privado.

·         A última encruzilhada na Terra

Duração:19 min

Sinopse :Um jovem músico lutando pela sua carreira se vê diante de um grande dilema: apostar no amor ou vender sua alma?

·         Longa - Ficção: As duas Irenes

 Duração: 89 min,

Sinopse: Uma menina de 13 anos, de uma família tradicional do interior, descobre que seu pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome dela, Irene. Agora, a filha do meio se sente num lugar de rejeição e começa a tentar descobrir quem ela é e quem quer ser. Ela começa a perceber como se dão as relações sociais e vai entendendo que o universo adulto é feito também de segredos e mentiras. Selecionado para o Festival de Berlim de 2017 e ganhador de 4 Kikitos em Gramado.

2ª Sessão: 21h30

·         Ficção: Um Conto de Réis

 Duração: 21: 35
Sinopse: Final do século XIX momento entre a transição do Império para a República, o Brasil vive um período turbulento de ausência do Estado. Meio a isso, uma pequena e simples família isolada em uma fazenda no interior de Goiás, luta contra grileiros da oligarquia local que promovem terror e violência com a certeza da impunidade.

·         Curta Documentário: Sr. Raposo

Duração: 22 min

Sinopse: Em 1995, Acácio teve um sonho, ele andava de mãos dadas com um homem e uma mulher por um campo todo verde.

·         Longa - Documentário: MR Lea Ther

Duração: 84 min

Sinopse: A segunda edição do concurso Mr. Leather Brasil está sendo disputada por Dom PC, Kake, DehLeather, Maoriguy. O vencedor vai receber a faixa pelas mãos de Dom Barbudo, o primeiro Mr. Leather do país, e terá como tarefa divulgar a cultura do couro durante o próximo ano. O concurso está mexendo com os ânimos da comunidade fetichista gay de São Paulo.

29 DE SETEMBRO

1ª Sessão: 19h30

Curta - Documentário: Marias

 Duração:15 min

Sinopse: O Brasil ainda é uma colônia de exploração governada por escravocratas. Hoje é mais um dia de trabalho em que as Marias sonham com a liberdade, mas perdem a infância.

·         Longa Documentário: Não Tem Arrego

Duração:70 min,2018

Sinopse: Em 2015 é anunciado em Goiás que cerca de 300 escolas públicas estaduais passariam para a gestão de entidades privadas, as chamadas Organizações Sociais. O projeto, no entanto, é pego de surpresa por um levante secundarista, que explode em todo o estado. Manifestações de rua, ocupações de escolas, repressão policial, perseguições políticas, prisões e até sangue. Estava travada a batalha: de um lado, o Estado, de outro, estudantes, educadores e apoiadores. O primeiro veio quente, o segundo já estava fervendo.

2ª Sessão – 21h30

Curta de Ficção:O Embrolho

Duração:15 min

Sinopse: Miranda é um homem de valores morais tradicionais, fielmente casado com Dona Odete há décadas. Sua fidelidade é colocada à prova quando seu amigo Gerson lhe oferece uma pílula milagrosa.

Longa de Ficção: Comback

Duração: 89 min

Sinopse

Amador é um ex-pistoleiro aposentado e relegado ao ostracismo.
Solitário e amargurado, coleciona em um álbum os recortes de jornal de seus crimes antigos. Após várias humilhações, ele vai reagir com violência à hostilidade do mundo que o cerca enquanto tenta voltar à ativa.

30 DE SETEMBRO

Encerramento: 19h30

Homenagens Úrsula Ramos e Juliana Corso

ENTREGA DE TROFÉUS E DEBATES DOS FILMES

Serviço
Assunto: FestCine
Local: Cine Ouro – Rua 3 – Centro
Data: 23 a 30 de setembro
Contato para imprensa: Assessoria de Comunicação – Secult – 99236-3820

Lívia Máximo, da editoria de Cultura
Voltar