Coletores de recicláveis recebem qualificação

Amma e Sistema OCB/SESCOOP-GO fazem parceria voltada ao desenvolvimento do empreendedorismo das cooperativas de reciclagem

Publicado em: 29 de outubro de 2019 às 12:16 | última atualização: 29 de outubro de 2019 às 17:45

Os trabalhadores com materiais recicláveis são o foco de uma ação de grande impacto socioambiental empreendida pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/SESCOOP-GO) voltada às cooperativas do segmento no sentido de oferecer-lhes profissionalização, qualificação e fortalecimento do setor.

Nesse sentido, as cooperativas vão participar do evento Cooperativismo e Meio Ambiente: 1º Encontro de Empreendedorismo das Cooperativas da Região Metropolitana de Goiânia, que acontecerá dia 30 de outubro, das 8h às 13h, no Edifício Goiás Cooperativo, na Avenida Jamel Cecílio, 3.527, Jardim Goiás.

Entre os palestrantes estarão representantes do Ministério Público de Goiás e das prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia e o empreendedor social Tião Santos, trazido pelo Sistema, que fez parte da diretoria da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Jardim Gramacho (RJ) e fundou a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Santos, em 2011, protagonizou o documentário “Lixo Extraordinário”, de autoria do artista plástico Vick Muniz, que concorreu ao Oscar.

Essa parceria entre Amma e o Sistema OCB tem dois eixos de trabalho: de um lado o foco ambiental com um programa de destinação do lixo e materiais descartáveis voltado ao reaproveitamento, reciclagem e descarte correto de detritos; do outro promover o impulsionamento da geração de emprego, renda e negócios, que resultará em melhores condições de trabalho para os profissionais desse segmento.

Presidente da Amma, Gilberto Marques Neto destaca a importância do evento para os trabalhadores com materiais recicláveis, os quais, diz ele, “prestam um relevante serviço ao meio ambiente ao coletarem materiais, que poderiam ser descartados em áreas públicas”. Segundo ele, “a coleta seletiva, serviço criado em 2008 pelo prefeito Iris Rezende, proporciona um serviço valioso em favor dos trabalhadores da área, pois os caminhões da Prefeitura levam os materiais coletados nos comércios e residências às cooperativas, evitando que os trabalhadores saiam pelas ruas para coletar os produtos”.

Os três galpões de centros de triagem de materiais recicláveis de cooperativas de catadores de Goiânia, entregues a três cooperativas em fevereiro deste ano, também são citados por Gilberto Neto para mostrar o quanto a Prefeitura de Goiânia tem uma atenção especial aos trabalhadores dessa área. “A Prefeitura fez doação dos terrenos e dos projetos da obra, os recursos vieram do Ministério Público de Goiás”, conta ele, citando que a Universidade Federal de Goiás (UFG) prestou apoio técnico à execução dos projetos.

Sinésio Dioliveira, da editoria de Meio Ambiente