acessibilidade

Goiânia: Capital Verde do Brasil

Museus

Museu de Arte de Goiânia (MAG)

Inaugurado no dia 20 de outubro de 1970, o Museu de Arte de Goiânia (MAG) funcionou nos seus primeiros tempos na Praça Universitária. Destinado às artes visuais, o MAG foi transferido para o Bosque dos Buritis em 1981. Centenas de obras, de diferentes linguagens artísticas, compõem o seu acervo, formado pelos nomes de maior representatividade da arte brasileira, como: Siron Franco, Antônio Poteiro, Frei Confaloni, DJ Oliveira, Gustav Ritter, Cleber Gouvêa, Amaury Menezes, Maria Guilhermina e muitos.

Endereço: Rua 1, nº 605, Bosque dos Buritis, S. Oeste.
Tel: 3524-1190.
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados e domingos, das 10h às 16h
Entrada franca

Museu de Ornitologia José Hidasi

Criado há mais de 40 anos, o local conta com exposição permanente de animais e aves empalhados de várias partes do mundo. José Hidasi, húngaro naturalizado brasileiro, é fundador do museu e pretende transformá-lo em um Instituto de Biodiversidade que levará o seu nome.

Endereço: Av. Pará, S/N Campinas.
Telefone: 3233-5773
Horário: segunda a domingo, das 8h às 18h
Entrada franca

Museu Zoroastro Artiaga

O Museu Zoroastro Artiaga foi o primeiro de Goiânia. Criado em 1946, no governo de Coimbra Bueno,  é localizado na Praça Cívica, e leva o nome do historiador e pesquisador que teve a preocupação de reunir um vasto material relacionado a Goiás e à fundação de Goiânia. Sua exposição permanente contempla aspectos arqueológicos, antropológicos, da cultura material indígena e da minerologia, grande parte coletada pelo historiador e pesquisador. Uma coleção de oratórios, documentos e fotos históricas registra a história de Goiás.


Endereço: Praça Cívica, Centro
Telefone: 3201-4676.
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 15h
Entrada franca

Museu da Imagem e do Som (MIS)

O local possui um amplo acervo de discos, fitas, gravações e filmes. A parte fonográfica tem 40 mil discos, parte doada pela Rádio Brasil Central. O museu traz a história da TV em Goiás a partir de fitas pertencentes à Coleção Brasil Central e passam por processo de restauração e digitalização. Toda a coleção das dez edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) também integra o acervo do museu, criado em 1988.
Endereço:
Centro Cultural Marietta Telles – Praça Cívica, Centro
Telefones: 3201- 4643 e3201-4644
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h
Entrada franca

Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás

Direcionado ao ensino e à pesquisa, o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizado na Praça Universitária, propõe a discussão sobre a região Centro-Oeste. Imagens, sentimentos, símbolos e objetos significativos permitem a construção da identidade regional. O museu promove seminários, oficinas, cursos e eventos diversos.

Endereço: Praça Universitária, Setor Universitário.
Telefone: 3209-6010
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.
Entrada franca

Museu Pedro Ludovico Teixeira

Instalado na antiga casa do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, o museu traz uma decoração típica dos anos 40, em estilo Art Déco. Com móveis originais, amplo quintal e pomar repleto de árvores frutíferas, piscina (agora coberta), muro baixo que dá para a Rua Gercina Borges Teixeira, a casa se mantém intacta, como seu dono a deixou quando morreu em 1979.
Recentemente revitalizada, a biblioteca do museu possui centenas de livros, muitos deles doados pelo ex-governador Mauro Borges Teixeira, filho de Pedro Ludovico. Os documentos foram higienizados, catalogados e acondicionados. Em breve, serão digitalizados. A documentação só é liberada para a consulta de pesquisadores e historiadores.

Endereço: Rua Gercina Borges Teixeira (Rua 26), Centro.
Telefone: 3201-4678
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada franca

Memorial do Cerrado

Em perfeita integração com a natureza, o museu abriga a estação Ciência São José do Instituto do Trópico Subúmido (ITS-UCG). Além da natureza preservada, a Vila Cenográfica de Santa Luzia, a réplica do Quilombo, a Fazenda Auto-sustentável, a Aldeia Timbira são algumas atrações. As primeiras habitações construídas de pau-a-pique remetem ao quilombo dos calungas. Animais empalhados recriam o habitat natural da fauna do cerrado. O Museu de História Natural apresenta objetos arqueológicos e de pesquisa.

Endereço: Câmpus 2 da UCG – Av.Engler S/N, Setor Jardim Mariliza (próximo ao Parque Ateneu).
Telefone: 3946-1723
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Domingos e feriados, das 8h às 17h com intervalo de 1h para o almoço.

Museu Municipal Frei Nazareno Confaloni

O Museu Frei Confaloni (MFC) é o mais jovem dos Museus da capital Goiânia. Instalado em 2019, sua missão é promover a ocupação permanente da recém-restaurada Estação Ferroviária de Goiânia, inserindo ali os mais belos traços culturais de nossa terra, em especial a inserção do modernismo em Goiás, iniciada com o Frei Confaloni.

A construção foi erigida no Estilo Art-Déco, o que o caracteriza como uma das principais construções históricas do município de Goiânia, sendo este ainda um dos mais relevantes pontos turísticos de nossa capital. O edifício possui em sua área interna (saguão principal), dois importantes murais produzidos pelo artista italiano Frei Nazareno Confaloni (introdutor do modernismo em Goiás), ambos pintados no ano de 1953. Esses murais se destacam por serem afrescos, pintados em areia – uma técnica até então inovadora e primaz em nosso Estado.

Endereço: Rua 1, 605 – Setor Oeste
Telefone: (62) 3524-1196
Horário: terça a domingo e feriado das 8h às 18h
Entrada franca