acessibilidade

Goiânia: Capital Verde do Brasil

Centros Culturais

Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro
O Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro foi inaugurado em 21 de junho de 2006, com o objetivo de democratizar o acesso da população aos bens culturais, e fomentar o talento local em todas as suas formas de manifestação. Atualmente, o Goiânia Ouro possui um teatro com capacidade para 291 pessoas, um cinema com capacidade para 217 pessoas, um bar conhecido como Café Cultura, além de uma loja e o espaço Prosa e Verso.
Endereço: Rua 9, esquina com rua 3, Centro
Telefone: 3524-2540  

Estação Cultura
A antiga Estação Ferroviária de Goiânia foi inaugurada em 1950 e funcionou até a década de 1980, recebendo trens de cargas e passageiros da Estrada de Ferro Goyaz. Ela é um dos mais importantes edifícios representativos do Acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia, tombado pelo Iphan desde 2002. Restaurada pela Prefeitura em conjunto com o Iphan foi transformada em Centro Cultural e hoje abriga o Museu Frei Nazareno Confaloni em homenagem ao religioso que se tornou um dos mais importantes nomes do campo das artes plásticas, nos anos 1950.
Endereço: Praça do Trabalhador, Centro de Goiânia

Centro Cultural Mercado Popular da 74
Atualmente conhecido como Mercado Popular da 74, o antigo Mercado Bairro Popular – foi construído em 1952, na Rua 74, no Centro de Goiânia, durante a gestão do então prefeito Venerando de Freitas Borges. Foi entregue à população em 1953.  Transformado em Centro Cultural, o Mercado abriga o projeto Sons de Mercado, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) com programação de shows musicais que levam ao publico, de forma gratuita, a diversidade artística dos grandes nomes da música produzida na capital goiana e em Goiás, do rock ao samba.
Endereço: Rua 74, nº 329, Setor Central

Centro Cultural Jesko Puttkamer
Instalado na antiga casa do pesquisador Jesko Puttkamer, no Setor Bueno, doada à Universidade Católica de Goiás (UCG), o Centro Cultural reúne centenas de peças arqueológicas. A maioria resgata a história da ocupação humana do Centro-Oeste desde a pré-história até a chegada dos grupos de caçadores, coletores, ceramistas e agricultores. Uma exposição permanente de fotos registra momentos importantes do pesquisador nas aldeias indígenas e do Brasil selvagem que ele conheceu em diversas regiões do País.
Endereço: Av. T-3, nº 1.732, Setor Bueno
Telefone: 3251-0721
Horário: segunda a sexta-feira, 8h às 21h, sábado, 8h às 12h
Entrada franca

Centro Cultural Martim Cererê
Inaugurado em 20 de outubro de 1988, o Centro Cultural Martim Cererê é um espaço destinado à atividade artística nas áreas de música, dança, vídeo, cinema e teatro. O criador do projeto, o arquiteto Gustavo Veiga, transformou o espaço de antigos reservatórios de água em teatros e ainda propôs a instalação de outras áreas físicas para eventos culturais diversos. O Centro Cultural Martim Cererê tem como principal objetivo fomentar a produção artística, promovendo, criando e divulgando trabalhos nas áreas de teatro, dança, música, vídeo e cinema, mas priorizando os artistas locais.
Endereço: rua 94-A, Setor Sul.

Centro Cultural Oscar Niemeyer
Inaugurado em 30 de março de 2006, o Centro Cultural Oscar Niemeyer é um complexo de espaços culturais situado na Região Sul da cidade de Goiânia. O local abriga um teatro, um museu, uma biblioteca, bem como um monumento aos direitos humanos. Foi construído pelo Governo do Estado de Goiás sobre uma esplanada de 26 mil metros quadrados, ao custo de R$ 60 milhões.
Endereço: Rodovia GO 020

Centro de Cultura e Convenções Dona Gercina Borges Teixeira
Está localizado em uma área de cinquenta e um mil metros quadrados. Possui dois pavilhões para feiras e congressos, dois auditórios, um teatro e onze salas para reuniões.
Endereço: Rua 30 esquina com Rua 04, Centro
Telefone: (62) 3217-1100 (62) 3217 1100

Centro Cultural Gustav Ritter 
Abriga a Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás, além de escolas de música e de dança.
Endereço: Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nº 237, Campinas
Telefone: (62) 3233-4964 (62) 3233-4964