Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Educação

SME e TCM lançam cartilha sobre fiscalização de recursos públicos

A proposta visa conscientizar e incentivar os alunos a fiscalizarem a aplicação do dinheiro público em nossa cidade

Publicado em: 04 de março de 2020 às 13:38 | última atualização: 04 de março de 2020 às 14:45

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), lança nesta quinta-feira, 5, na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, às 9h, cartilha paradidática destinada aos alunos do ensino fundamental. 

O secretário Marcelo Costa e o presidente do TCMGO, Joaquim Castro, apresentarão aos presentes o “Manual do Agente Cidadão: TCM de Goiás e Você”, visa dialogar com crianças e adolescentes sobre a importância da participação de todos os cidadãos na fiscalização da correta aplicação do dinheiro público nas nossas cidades.

A proposta do Tribunal é incentivar a criança e o adolescente a se transformarem em um “Agente Cidadão”. Para que isso ocorra, a parceria com prefeituras, professores, coordenadores, diretores e secretários municipais de Educação é imprescindível.

”Como resultado desse esforço conjunto, acredito que o manual contribuirá para despertar uma consciência social e crítica em nossas crianças e adolescentes”, destaca o presidente do TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro.

O Manual faz parte do “Projeto Agente Cidadão” que tem como meta estimular a formação do público infanto-juvenil sobre a necessidade da participação de toda a sociedade no controle das contas públicas. A Escola Municipal Dom Tomás Balduíno é a primeira unidade escolar a receber o Manual do Agente cidadão. Localizada na Região Oeste de Goiânia, atende 650 alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. O projeto piloto serve de base para a ampliação da iniciativa em outras instituições.

Agente Cidadão

De maneira lúdica, a cartilha conta a história de uma turma de estudantes que, a partir da experiência do personagem Sardinha em administrar a própria mesada, descobre a importância de todos ficarem atentos no sentido de ver se os governantes estão empregando bem o dinheiro público em nossas cidades. O texto da cartilha foi elaborado pela escritora e jornalista Valéria Belém, com ilustrações de Adriana Mendonça. Esta é a segunda edição do manual.

Serviço

Assunto: Educação lança cartilha do TCM sobre a importância da fiscalização de recursos públicos

Data: Quinta-feira, 05/03

Horário: 9h

Local: Escola Municipal Dom Tomás Balduíno

Endereço: Rua dos Girassóis c/ Rua da Liberdade, 171-229,

Jardins do Cerrado 1 – Goiânia-GO

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte (com informações da assessoria do TCMGO)