acessibilidade

Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) – 24 HORAS

Descrição

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h é o estabelecimento de saúde de
complexidade intermediária, que articulado com a Atenção Primária; o Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192; a Atenção Domiciliar e a Atenção
Hospitalar, tem como objetivo contribuir na melhoria do funcionamento da Rede de
Atenção às Urgências (RAU). A Unidade funciona 24 horas ininterruptas, em todos
os dias da semana, com equipe assistencial multiprofissional qualificada e
compatível com as necessidades de atendimento de cada localidade.

Previsão e Prazo para Entrega

O usuário é identificado de acordo com a classificação de urgência do
mais grave para o menos grave
respectivamente, pelas cores vermelho, amarelo, verde e azul.

Requisitos e Documentos Necessários

Nenhum documento por se tratar de um serviço de urgência e emergência.

Principais Etapas do Serviço

Recepção

Acolhimento com classificação de risco (Onde os pacientes são atendidos seguindo o sistema de cores, priorizando por sequência o vermelho, amarelo, verde e azul.

Atendimento médico

Tratamento/Observação/Estabilização

Alta e/ou transferência

Formas de Prestação do Serviço

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências.

Presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, através do acolhimento com classificação de risco, com objetivo de definir a prioridade de urgência para o atendimento médico, o profissional médico avalia e decide a melhor conduta.

Mantem pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e encaminham aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.

Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA 24h:

  • Febre alta, acima de 39ºC;
  • Fraturas e cortes com pouco sangramento;
  • Infarto e derrame
  • Queda com torsão e,dor intensa ou suspeita de fratura;
  • Cólicas renais;
  • Falta de ar intensa;
  • Crises Convulsivas;
  • Dores fortes no peito;
  • Vômito constante e outras intercorrências.

Local e/ou Forma de Manifestação

Goiânia conta atualmente com 03 (três) Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – 24 HORAS.

DR. JOÃO BATISTA DE SOUSA JÚNIOR – UPA ITAIPU
Endereço: AV. RIO VERMELHO ESQUINA, COM R-I-19, QD. 14, RESIDENCIAL ITAIPU
Contato Telefônico:
Repouso do Samu – 3524-8294
Recepção – 3258-3745/ 3288-4538/ 3578-3247/ 3288-4522
E-MAIL: upaitaipu@sms.goiania.go.gov.br

 

MARIA PIRES PERILLO – UPA NOROESTE
Endereço: RUA JC-22, COM JC – 27, E 27-A, S/Nº, JARDIM CURITIBA I
Contato Telefônico:
Recepção – 3524-3460
Direção – 3524-3461
E-MAIL: upanoroeste@sms.goiania.go.gov.br

 

DR. DOMINGOS VIGGIANO – UPA JARDIM AMÉRICA
Praça C-201 – Jardim América, Goiânia – GO, 74175-120

 

Saúde te escuta

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação à sua disposição. Ao ouvir você nosso principal objetivo é garantir a melhoria constante dos serviços prestados aos cidadãos.
Telefone: 0800-646-1510
E-mail: ouvidoria@sms.goiania.go.gov.br