acessibilidade

Serviço Especializado em Abordagem Social - SEAS

Descrição

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009) o Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS é ofertado de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique nos territórios a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, dentre outras.

Para a realização do serviço de abordagem social deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros.

O Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS deve buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção do usuário na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos

direitos. Não se trata de um serviço para retirada compulsória de pessoas das ruas, mas de atendimento nos espaços públicos da rua para inserção na Política de Assistência Social e demais políticas públicas, tais como: Saúde, Justiça, Educação, dentre outras.

Previsão e Prazo para Entrega

O período de funcionamento do Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS é Ininterrupto e/ou de acordo com a especificidade dos territórios. Ou seja, não há prazo estabelecido para entrada, permanência ou saída do usuário do serviço.

Requisitos e Documentos Necessários

A Equipe Especializada de Abordagem Social é composta por 19 (dezenove) educadores sociais, que trabalham em sistema de plantão diurno e noturno e um coordenador que orienta, supervisiona e acompanha todo o trabalho desenvolvido.

Principais Etapas do Serviço

As ações desenvolvidas pela equipe técnica do Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS devem ser orientadas pelos seguintes objetivos:
– Identificar famílias e pessoas com direitos violados, natureza das violações, condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições;
– Construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais;
– Promover ações para a reinserção familiar e comunitária.
– Promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias.

Formas de Prestação do Serviço

O Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS é realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica nos espaços públicos e territórios as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.

As atividades desenvolvidas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS são planejadas e continuadas e ocorrem todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, conforme organização territorial das equipes.

O Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS desenvolve ações planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos e territórios para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.

Local e/ou Forma de Manifestação

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL – SEAS
Coordenadora: Valda Batista de Melo Alves
Endereço: Alameda Botafogo, Quadra A, Lote 05, nº 68, Setor Central – CEP – 74.030-020 – Goiânia – Goiás
Telefone: 62 3524-2690
E-mail: seasocial@hotmail.com