PORTAL DE SERVIÇOS

Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS

(62) 3524-2662/2642

semas07@gmail.com

Rua 25 A esquina c/ Avenida República do Líbano, Quadra 63, S/ nº, Setor Aeroporto

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta de 8h às 17h

Serviço de Acolhimento Institucional – Residencial Niso Prego

-Descrição do Serviço

O Residencial Professor Niso Prego é uma unidade de acolhimento institucional provisório para crianças afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva de acolhimento institucional (ECA, Art. 98); em virtude de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.

+Requisitos e Documentos Necessários

O local funciona 24 horas e tem capacidade para abrigar 50 crianças de zero a 12 anos incompletos de ambos os sexos, encaminhadas à unidade por meio do Conselho Tutelar do Município de Goiânia e Juizado da Infância e Juventude. O Acolhimento é realizado pela equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiras e pedagogas.

+Principais Etapas do Serviço

A Unidade tem como finalidade abrigar, em condição temporária, como medida protetiva, crianças e adolescentes vítimas de abandono, maus-tratos e violência em geral.

As ações realizadas com as crianças visam a construção de valores, expressão de sentimentos, fortalecimento dos laços de vínculos familiares e apoio técnico ao juizado, para a colocação de família substituta, quando esgotados os demais recursos para a permanência na família de origem.

+Formas de Prestação do Serviço

Algumas das ações e objetivos da instituição estão diretamente relacionados à garantia de proteção integral à criança e ao adolescente, conforme dispõe o Estatuto de Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90).

+Local e/ou Forma de Manifestação

Endereço protegido pelo Juizado da Infância e Juventude.

Secretária de Assistência Social – SEMAS
Endereço: R. 25-A, s/n – St. Aeroporto