acessibilidade

Serviço de Atenção Primária à Saúde

Descrição

A Atenção Primária em Saúde (APS) prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas e famílias de forma integral e contínua.

A assistência é realizada tanto em Centros de Saúde (CS) ou Unidades de Saúde da Família (USF), por meio de equipes de profissionais médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes (nas USF). Vale lembrar que as Unidades de Saúde da Família (USF) atendem pessoas residentes em uma área definida, para acompanhar os moradores e desenvolver um trabalho preventivo de saúde com aquela comunidade.

Atualmente Goiânia possui 21 Centros de Saúde e 53 Unidades de Saúde da Família instalados prioritariamente nos bairros com maior necessidade de serviços de saúde e onde existe maior número de famílias em situação de risco. Em cada um deles, são realizados exames e consultas médicas, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Previsão e Prazo para Entrega

De acordo com as especificidades de cada procedimento ofertados.

Requisitos e Documentos Necessários

  • Documento de identificação individual com foto
  • Cartão Nacional do SUS

    Observações:
    1) Para pessoas em situação de rua esses documentos não são exigidos;
    2) Recomenda-se levar o comprovante de residência (não obrigatório).

Principais Etapas do Serviço

O usuário do SUS que necessita de atendimento na rede de atenção primária à saúde deve se encaminhar diretamente para a unidade mais próxima de sua residência.

Os serviços ofertados caracterizam-se por ações de vigilância em saúde, promoção à saúde, atenção e cuidados centrados na Saúde do Adulto e do Idoso, à Saúde da Mulher; à Saúde da Criança e do Adolescente. Para exemplificar, relacionamos abaixo alguns procedimentos realizados pelos profissionais de saúde atuantes na APS:

  • Acolhimento/avaliação da mãe-bebê após alta na maternidade;
  • Promoção da Saúde e Práticas Integrativas em Saúde;
  • Controle do tabagismo, álcool e outras drogas;
  • Atenção à saúde da gestante, criança, adolescente, mulher, homem, LGBT e idoso;
  • Acompanhamento de doenças crônicas, incluindo hipertensão e diabetes;
  • Teste diagnóstico, tratamento e acompanhamento de dengue, zika, febre amarela e outras viroses (transmissíveis por vetores – mosquitos);
  • Curativos, retirada de pontos, troca de sondas, suturas e pequenos procedimentos;
  • Planejamento familiar, colocação de DIU, entrega de preservativos (masculinos e femininos) e contraceptivos;
  • Coleta de exames laboratoriais;
  • Atendimento de pequenas urgências, como febre, dor de ouvido, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor de barriga, enjoo e vômitos, diarreia, problemas com a amamentação, palpitação, mal estar, pequenos ferimentos, pressão alta, diabetes, pequenas queimaduras, mordedura ou arranhadura de animal, picada de insetos, urticária, unha encravada, troca de curativo, fraqueza, tremores, retirada de pontos, problemas com colesterol, problemas com álcool ou outras drogas, problemas menstruais, suspeita de gravidez, violência doméstica, ansiedade, depressão, suspeita de dengue, inchaço, e outros problemas que não colocam sua vida em risco.

Formas de Prestação do Serviço

Ao chegar a uma Unidade de Atenção Primária à Saúde Saúde, você será acolhido por um profissional, que ouvirá seu relato de queixas ou necessidade de informações e, a partir disso, será avaliada a necessidade de atendimento imediato (casos agudos e de maior gravidade), procedimentos, vacinação, agendamento.

Quando houver necessidade de consultas ou atendimentos com outros profissionais especialistas como: cardiologista, oftalmologista, ortopedista, neurologista, psiquiatra, entre outros, estas serão avaliadas pela equipe de atenção primária à saúde e encaminhadas por meio de Sistema de Regulação da SMS, se houver necessidade. Após a consulta pelo especialista  você deve retornar à unidade de saúde para continuidade do acompanhamento.

Local e/ou Forma de Manifestação

Para melhor atender as necessidades dos usuários, o atendimento é realizado de acordo com os programas de prevenção e promoção à saúde. As Unidades de Atenção Primária à Saúde prestam assistência específica à população de todas as idades (saúde da criança, saúde do adolescente, saúde da mulher, saúde do homem e saúde do idoso). As Unidades de Atenção Primária à Saúde dispõem de equipes que ficam responsáveis por fazer o acompanhamento do usuário e da família dele.

Para ser atendido, basta comparecer à  unidade mais próxima de sua casa. Confira os endereços das unidades.

 

 

Saúde te escuta

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação à sua disposição. Ao ouvir você nosso principal objetivo é garantir a melhoria constante dos serviços prestados aos cidadãos.
Telefone: 0800-646-1510
E-mail: ouvidoria@sms.goiania.go.gov.br