acessibilidade

Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

Descrição

O Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua é ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

Oferece serviço técnico especializado para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência. Deve promover o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação civil.

Nesse serviço deve-se realizar a alimentação de sistema de registro dos dados de pessoas em situação de rua, permitindo a localização da/pela família, parentes e pessoas de referência, assim como um melhor acompanhamento do trabalho social.

Previsão e Prazo para Entrega

Não há prazo estabelecido para utilização dos serviços ofertados na Unidade Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP. O tempo de duração do atendimento especializado é variável, de acordo com a demanda e especificidade de cada caso.

Requisitos e Documentos Necessários

A Unidade Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP oferta o Serviço Especializado para Pessoa em Situação de Rua para o público-alvo que varia entre jovens, adultos, idosos e até mesmo em casos de famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Vale destacar que crianças e adolescentes podem ser atendidos pelo serviço somente quando estiverem em situação de rua e devidamente acompanhados de familiar ou pessoa responsável.

O Serviço Especializado para Pessoa em Situação de Rua pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a qualquer momento, sem precisar obrigatoriamente de apresentação de documentos, por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS, de outros serviços da rede socioassistencial ou de outras políticas públicas, assim como pelo Sistema Judiciário.

Principais Etapas do Serviço

O Serviço Especializado para Pessoa em Situação de Rua é desenvolvido por uma equipe composta por profissionais de diversas áreas de atuação, responsável por desenvolver atividades de atendimento, identificando as principais necessidades do usuário, além de acompanhamento especializado, orientação sobre direitos, oficinas e atividades coletivas de convívio e socialização, encaminhamento para a rede de serviços, estímulo ao convívio familiar, social e em grupo, entre outras.

São ofertados pelos profissionais que compõem a equipe técnica de referência do Centro POP os serviços de atendimentos individuais e coletivos, oficinas, atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.

A pessoa em situação de rua atendida nesta Unidade pode usar o endereço do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP como referência quando precisar de um comprovante de residência.

Formas de Prestação do Serviço

O Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua desenvolve ações específicas para o atendimento/acompanhamento especializado através da escuta qualificada das demandas postas pelos usuários, busca compreender o contexto social, cultural e histórico de cada um, mediante elaboração de um plano de acompanhamento individual e/ou familiar.

O acompanhamento especializado contempla atendimentos contínuos que proporcionam o fortalecimento ou resgate da autoestima quanto da autonomia dos usuários, considerando sempre sua identidade e subjetividade. Dentre os serviços ofertados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP estão: acesso à alimentação, espaço para a higiene pessoal, encaminhamento para outras políticas públicas quando for o caso, fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social, guarda de pertences, lavanderia e regularização de documentos pessoais.

O Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua também possui como objetivos: possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial, contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua, promover ações para reintegração familiar e comunitária.

Local e/ou Forma de Manifestação

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA – CENTRO POP
Coordenadora: Mônica Dulcinéia Olinto Fonseca
Endereço: Alameda Botafogo, Quadra A, Lote 05, nº 68, Setor Central
CEP – 74.030-020 – Goiânia – Goiás
Telefone: 62 3524-1104 / 62 3524-2579
E-mail: centropopgyn@gmail.com