acessibilidade

Alvará de Construção

Descrição

A análise documental do processo e a análise do projeto arquitetônico serão realizadas, respectivamente, pela Chefia de Advocacia Setorial (CHEADV) e pela Diretoria de Análise e Aprovação de Projetos (DIRAAP), com anuência da Superintendência da Ordem Pública (SUPORD), da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (SEPLANH).

ASSUNTOS:

1. APROVAÇÃO DE PROJETO E LICENÇA:
2. MODIFICAÇÃO DE PROJETO COM ACRÉSCIMO DE ÁREA
3. MODIFICAÇÃO DE PROJETO SEM ACRÉSCIMO DE ÁREA
4. ALVARÁ DE ACRÉSCIMO
5. ALVARÁ DE DEMOLIÇÃO
6. REVALIDAÇÃO DO ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO
7. ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO DE MICRO REFORMA
8. ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO PARA TAPUMES
9. ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO DE CANTEIRO DE OBRAS

Previsão e Prazo para Entrega

Até 90 dias para finalização do procedimento, desde que documentação e projeto estejam conforme legislação vigente.

Requisitos e Documentos Necessários

Processo protocolado no Atende Fácil, com os documentos necessários, conforme assunto a ser requerido e licenciado. As orientações e documentos para abertura de processos podem ser acessados no link: http://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/2018/dc_20181213_000002559.html

1. APROVAÇÃO DE PROJETO E LICENÇA:

1.1 – Requerimento para aprovação de projeto, preenchido e assinado, conforme modelo;

1.2 – Declaração de Responsabilidade das Informações – preenchida e assinada conforme modelo;

1.3 – Certidão de registro do lote atualizada, com data de até 90 (noventa) dias da data de sua emissão;

1.4 – Pessoa física – cópia dos documentos pessoais;

1.5 – Pessoa jurídica – CNPJ, documentação da empresa e cópia dos documentos pessoais de quem assina pela empresa;

1.6 – Documento de Uso do Solo do imóvel para aprovação de projeto, contendo todos os lotes e vias, dentro do prazo de validade na data de abertura do processo;

1.7 – Certidão de Corredor Viário – quando uma das vias for descrita como corredor no documento de uso do solo;

1.8 – No caso de mais de um lote, deverá ser apresentada Certidão de Remembramento ou Desmembramento ou Decreto de Remanejamento para o imóvel;

1.9 – ART/RRT do(s) autor(es) do projeto e do(s) responsável(eis) técnico(s) pela obra;

1.10 – Projeto completo arquitetônico da edificação, contendo: planta de situação, planta baixa e de locação, planta dos pavimentos, cobertura, fachadas, quadro de áreas e dois cortes;

1.11 – Em caso de aprovação, por pessoa física ou jurídica, não proprietário do imóvel, deverá constar documentação comprovando relação jurídica do interessado com o referido proprietário / imóvel requerido.

2. MODIFICAÇÃO DE PROJETO COM ACRÉSCIMO DE ÁREA
2.1 – Requerimento para aprovação de projeto de modificação de projeto com acréscimo de área, preenchido e assinado, conforme modelo;
2.2 – Declaração de Responsabilidade das Informações – preenchida e assinada conforme modelo;
2.3 – Certidão de registro do lote atualizada com data de até 90 (noventa) dias da data de sua emissão;
2.4 – Pessoa física – cópia dos documentos pessoais;
2.5 – Pessoa jurídica – CNPJ, documentação da empresa e cópia dos documentos pessoais de quem assina pela empresa;
2.6 – Documento de Uso do Solo Aprovação de Projeto para o imóvel, contendo todos os lotes e vias, dentro do prazo de validade, no ato de sua abertura;
2.7 – Certidão de Corredor Viário quando uma das vias for descrita como corredor no documento de uso do solo;
2.8 – No caso de mais de um lote, deverá ser apresentado Certidão de Remembramento ou Desmembramento ou Decreto de Remanejamento para o imóvel;
2.9 – ART/RRT do(s) autor(es) da modificação pretendida e do(s) responsável(eis) técnico(s) pela obra;
2.10 – Projeto completo arquitetônico da edificação, contendo: planta de situação, planta baixa e locação, planta dos pavimentos, cobertura, fachadas, quadro de áreas e dois cortes;
2.11 – Em caso de aprovação, por pessoa física ou jurídica, não proprietário do imóvel, deverá constar documentação comprovando relação jurídica do interessado com o referido proprietário / imóvel requerido.

3. MODIFICAÇÃO DE PROJETO SEM ACRÉSCIMO DE ÁREA
3.1 – Requerimento para aprovação de projeto com modificação sem acréscimo de área, preenchido e assinado, conforme modelo;
3.2 – Declaração de Responsabilidade das Informações – preenchida e assinada conforme modelo;
3.3 – Certidão de registro do lote atualizada com data de até 90 (noventa) dias da data de sua emissão;
3.4 – Pessoa física – cópia dos documentos pessoais;
3.5 – Pessoa jurídica – CNPJ, documentação da empresa e cópia dos documentos pessoais de quem assina pela empresa;
3.6 – No caso de mais de um lote, deverá ser apresentado Certidão de Remembramento ou Desmembramento ou Decreto de Remanejamento para o imóvel;
3.7 – ART/RRT do(s) autor(es) do projeto e do(s) responsável(eis) técnico(s) pela obra;
3.8 – Projeto completo contendo: planta de situação; planta baixa e locação; planta de cobertura; cortes; fachadas; quadro de áreas;
3.9 – Em caso de aprovação, por pessoa física ou jurídica, não proprietário do imóvel, deverá constar documentação comprovando relação jurídica do interessado com o referido proprietário / imóvel requerido;
3.10 – Quando o projeto tiver seu uso alterado, deverá ser apresentado documento de Uso do Solo Aprovação de Projeto.

4. ALVARÁ DE ACRÉSCIMO
4.1 – Certidão de matrícula (proprietário) e interessado (relação jurídica com o imóvel);
4.2 – Croqui explicativo sobre o acréscimo;
4.3 – Declaração de responsabilidade;
4.4 – Documentos da Pessoa Física / Jurídica;
4.5 – Requerimento.

5. ALVARÁ DE DEMOLIÇÃO
5.1 – ART de Demolição;
5.2 – Certidão de Matrícula (proprietário) e interessado (relação jurídica com o imóvel);
5.3 – Certidão de ônus;
5.4 – Declaração de responsabilidade;
5.5 – Documentos da Pessoa Física / Jurídica;
5.6 – Requerimento.

6. REVALIDAÇÃO DO ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO
6.1 – Certidão de registro do lote atualizada com data de até 90 (noventa) dias da data de sua emissão;
6.2 – Pessoa física – cópia dos documentos pessoais;
6.3 – Pessoa jurídica – CNPJ, documentação da empresa e cópia dos documentos pessoais de quem assina pela empresa;
6.4 – Alvará de Construção do projeto anteriormente aprovado.

7. ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO DE MICRO REFORMA
7.1 – Certidão de Matrícula (proprietário) e interessado (relação jurídica com o imóvel);
7.2 – Declaração de responsabilidade;
7.3 – Documentos da Pessoa Física / Jurídica;
7.4 – Requerimento.

8. ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO PARA TAPUMES
8.1 – ART de execução;
8.2 – ART de projeto;
8.3 – Certidão de Matrícula (proprietário) e interessado (relação jurídica com o imóvel);
8.4 – Croqui cotado;
8.5 – Declaração de responsabilidade;
8.6 – Documentos da Pessoa Física / Jurídica
8.7 – Requerimento.

9. ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO DE CANTEIRO DE OBRAS
9.1 – ART de execução;
9.2 – Certidão de Matrícula (proprietário) e interessado (relação jurídica com o imóvel);
9.3 – Declaração de responsabilidade;
9.4 – Documentos da Pessoa Física / Jurídica;
9.5 – Requerimento.

Principais Etapas do Serviço

A documentação necessária e as etapas dos serviços realizados estão disponíveis no Decreto 2559/2018.

Os fluxos e os procedimentos administrativos para a aprovação de projetos pela
Administração Municipal, obedecerão as seguintes fases:

  • Abertura de processo;
  • Análise do processo documental;
  • Análise do projeto arquitetônico;
  • Aprovação do projeto arquitetônico e emissão do Alvará de Construção

Formas de Prestação do Serviço

** Os horários para resolução de dúvidas com analistas são agendados previamente através de nosso telefone: 3524-6381/6342, com a recepcionista, sendo que cada analista terá um horário e dia específico para o atendimento/plantão de dúvidas;

** Em outros casos, para consulta de processos ou resolução de dúvidas quanto ao trâmite de processos, há servidores administrativos disponíveis para atendimento via telefone ou pessoalmente.

Local e/ou Forma de Manifestação