Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Saúde

Saúde conclui planejamento estratégico desenvolvido pelo IEL

Foram desenvolvidos 115 processos de trabalho e definidos a visão, missão e valores da SMS

Publicado em: 19 de dezembro de 2019 às 13:56 | última atualização: 19 de dezembro de 2019 às 13:57

Após oito meses de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde concluiu na quinta-feira (19/12) o processo de elaboração do Planejamento Estratégico. O planejamento foi desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), instituição reconhecida nas áreas soluções em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras.

Durante o período, o IEL realizou seis etapas: capacitação, planejamento, mapeamento dos processos, modelagem dos processos, cadeia de valor, plano e ação de implantação. Todas as áreas da saúde foram contempladas e 115 processos de fluxo de atendimento e trabalho foram definidos, desde o atendimento nas unidades, gestão, sistematização, padronização de  serviços até a entrega a frequência de servidores.

 Com base no que foi detectado, técnicos do IEL traçaram um Mapa Estratégico de Ação da SMS, incluindo Visão, Missão, Propósito e Valores. “Fizemos toda remodelagem dos processos e a partir de agora eles estão ligados diretamente à missão da secretaria que é prestar serviços de excelência em saúde. O próximo passo será o treinamento dos servidores das unidades para que as mudanças aconteçam”, explica a gerente de desenvolvimento empresarial do IEL, Sandra Márcia Silva.

Tudo já está em processo de implantação em todas as 130 unidades de saúde que compõem a rede da SMS. Superintendentes, diretores, assessores, gerentes e coordenadores das unidades de saúde e distritos sanitários, além da área administrativa da SMS, participaram do trabalho.

 “Nós estamos vivendo uma fase de transição, então hoje nós temos outra visão da nossa responsabilidade e da forma de como temos que atuar para melhorar o atendimento ao usuário” afirma Márcia Ribeiro de Sousa, diretora de regulação da SMS.

“A ideia é que todas as unidades atuem baseadas em um mesmo protocolo, independente em que região da cidade ela esteja localizada. Daremos mais harmonia e melhor identidade aos serviços prestados e ficamos muito felizes em conseguimos reunir uma variedade de profissionais que contemplem as diversas áreas da saúde”, acrescenta Jaqueline Leão, diretora de Atenção à Saúde.

Durante a entrega do Planejamento Estratégico, a secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, reforçou a importância de dar mais qualidade aos processos para consequentemente melhorar efetivamente os serviços prestados à comunidade. “Esse planejamento consolida a forma de trabalhar ajustada às normativas legais. Os funcionários estão motivados e teremos momentos bastante gratificantes no próximo ano, quando estaremos colocando todo esse aprendizado em prática.”

Confira a Visão, Missão, Propósito e Valores da Secretaria Municipal de Saúde
Visão: Ser referência na assistência à saúde no Estado de Goiás
Missão: Prestar serviços de excelência em saúde com otimização de recursos
Propósito: Atender a população com agilidade, qualidade e eficiência
Valores: Ética, comprometimento, resiliência, persistência e proatividade

Adriana Moraes, da editoria de Saúde