Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Educação

Professores de escolas integrais recebem formação sobre internet segura

Ação envolveu profissionais das Atividades Ampliadoras Tecnologias Digitais

Publicado em: 09 de março de 2020 às 09:31 | última atualização: 09 de março de 2020 às 09:31

Com o objetivo de refletir sobre o papel da internet no ambiente escolar e os riscos existentes, cerca de 60 professores participaram na última sexta-feira (6/3) do segundo encontro da ação formativa voltada às Atividades Ampliadoras, na Gerência de Formação dos Profissionais da Educação.

Os professores participantes do curso atuam nas 34 escolas de tempo integral com as “Tecnologias Digitais”. A formação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e hoje usou a Gamificação para abordar o tema “Internet Segura”. Uma vez ao mês, os educadores receberão formação específica sobre alguma temática dentro de Tecnologia Digital.

De acordo com a professora formadora da Gerência de Tecnologia Educacional da SME, Gleycy Domingues Bittencourt Dourado, o dia foi bem produtivo. “Trabalhamos temas com bullying, ciberbullying, desinformação, uso de jogos e games de maneira off-line, criação de histórias em quadrinhos e tirinhas. As atividades foram pensadas com a utilização do ambiente informatizado e sem ele”, ressaltou.

Atividades Ampliadoras
As Atividades Ampliadoras são baseadas nas diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A abordagem diferenciada é realizada no contra turno das aulas de conteúdos regulares. Clube de Leitura, Tecnologias Digitais, Arte e Movimento, Construções Matemáticas e Iniciação a Pesquisa são as ações desenvolvidas.

O componente de tecnologias digitais tem como objetivo viabilizar a comunicação, o uso das mídias e a cultura digital e tecnológica, proporcionando aos educandos a utilização da tecnologia com informações diversificadas.

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte