Direitos do Consumidor

Procon realiza palestra de consumo consciente

Objetivo é levar conhecimento para estudantes da rede municipal e despertar senso crítico em relação ao direito do consumidor

Publicado em: 05 de dezembro de 2019 às 11:39 | última atualização: 05 de dezembro de 2019 às 11:39

Alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato, no Setor Orienteville, receberam nesta quinta-feira (5/12) a visita do Procon Municipal. A atividade faz parte do Projeto “Formação do Consumidor Consciente”. A equipe do Procon tem levado até crianças e pré-adolescentes conceitos básicos sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), bem como dicas de consumo para que eles sejam multiplicadores em suas residências e passem para a família o que aprenderam com as palestras.

Durante a conversa, a gerente do Procon Goiânia, Ana Paula Anjos, repassou várias informações importantes aos estudantes. A gerente ressaltou a importância de verificar o prazo de validades e às condições dos produtos, pesquisar os preços antes de efetuar a compra, solicitar informações sobre a garantia, conferir as características do produto, exigir por escrito o prazo de entrega e os cuidados para as compras pela internet.

Os alunos e professores interagiram com a palestrante, contando sobre experiências e tirando dúvidas. Anjos despertou senso crítico no estudante do 9° ano, Leonardo Martins. Ele perguntou de que forma o dinheiro das multas aplicadas pelo Procon ajuda o consumidor. “Achei a palestra muito interessante para alunos que não tem tanto conhecimento sobre os direitos do consumidor”, afirmou.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Monteiro Lobato, Heles Regina, o projeto do Procon nas escolas contribui para formação de crianças e adolescentes conscientes de seus direitos e deveres na nossa sociedade. “A palestra do Procon instrui crianças e adolescentes para preparar futuros consumidores, conhecedores das leis que regem as relações de consumo”, argumentou a coordenadora.

No final da palestra, o Procon entregou para escola exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O material vai ficar na biblioteca do colégio e vai auxiliar os estudantes nas pesquisas escolares. Na sexta-feira (6/12) o Procon Municipal realiza a última edição do Projeto “Formação do Consumidor Consciente”. A palestra vai acontecer na Escola Municipal Professora Amélia Fernandes Martins, no Parque Acalanto.

Anderson Clemente, da editoria de Defesa ao Consumidor