Direitos do Consumidor

Procon Municipal ensina crianças e adolescentes sobre direitos do consumidor

Ação visa ensinar alunos e professores da rede municipal de ensino sobre a importância do consumo consciente

Publicado em: 13 de fevereiro de 2020 às 11:59 | última atualização: 13 de fevereiro de 2020 às 11:59

As crianças também são consumidores. É por esse motivo que o Procon Municipal realiza o projeto Formação do Consumidor Consciente. Nesta manhã de quinta-feira (13/02), a palestra aconteceu na Escola Municipal Nova Conquista, que fica no Parque Tremendão. Cerca de 300 estudantes conheceram as competências do Procon e ainda esclareceram as dúvidas sobre os direitos e deveres do consumidor nas relações de consumo, conforme prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Para o Superintendente do Procon Goiânia, Walter Silva, que proferiu a palestra, esse momento de conversa com os alunos é muito importante.   “A população ainda é muito carente de conhecimento quanto as atribuições do Procon e seus direitos como consumidores. Recebemos demandas formadas por um processo de desinformação quase diariamente. Por isso, é tão importante conscientizar a população, de que nós Procon atuamos quando existe relação de consumo, entre fornecedores e consumidor final. Esse projeto vai expandir de maneira a tornar esses alunos os multiplicadores de amanhã nas suas casas, escolas e futuros ambientes profissionais. Afinal, a criança conhecedora de seus direitos hoje, será um consumidor consciente do amanhã”, reforçou Walter Silva.

A estudante do 8° ano do ensino fundamental, Julia Ribeiro, de 12 anos, disse que a partir de agora vai observar mais os produtos que compra para que não seja prejudicada. "Tem que pesquisar pra não se impressionar com ofertas que não são vantagens de verdade e sempre olhar o prazo de validade," concluiu a aluna.

Já para a diretora da Escola Municipal Nova Conquista, Maria Eunice Inácio, o projeto do Procon nas escolas contribui para formação de crianças e adolescentes conscientes de seus direitos e deveres na nossa sociedade. “Os alunos aprendem na sala de aula sobre cidadania e sobre defender os seus direitos. A palestra do Procon instrui crianças e adolescentes para preparar futuros consumidores, conhecedores das leis que regem as relações de consumo”, argumentou a diretora.Anderson Clemente, da editoria de Defesa ao Consumidor