Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Direitos do Consumidor

Procon inicia palestras nas escolas da rede municipal

O objetivo é levar conhecimentos básicos sobre Direitos do Consumidor, por meio de palestras e ações educativas para crianças e adolescentes

Publicado em: 29 de outubro de 2019 às 12:26 | última atualização: 29 de outubro de 2019 às 12:26

O Procon Municipal realizou na manhã desta terça-feira (29/10), a primeira de uma série de visitas a escolas da rede municipal de ensino da capital. O objetivo é levar conhecimentos básicos sobre Direitos do Consumidor, por meio de palestras e ações educativas, para crianças e adolescentes. As atividades fazem parte do Projeto “Formação do Consumidor Consciente”. Os alunos do 6° ao 9° ano da Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira, no Setor Santo Hilário receberam os técnicos do Procon Goiânia.

Durante a palestra, os estudantes e professores receberam dicas importantes, como estar atento ao prazo de validade e às condições dos produtos, pesquisar os preços antes de efetuar a compra, solicitar informações sobre a garantia, conferir as características do produto, exigir por escrito o prazo de entrega, exigir manual em Língua Portuguesa, conferir e anotar o CNPJ e o endereço físico do fornecedor no caso de compras pela internet. Também tiveram a oportunidade de obter conhecimentos básicos sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A estudante do 7º ano do Ensino Fundamental Maria Eduarda Ribeiro não conhecia o trabalho do Procon. Ela ficou ansiosa para chegar em casa e falar do órgão para os pais. “Eu não sabia das regras e leis sobre o Código Defesa do Consumidor. Vou passar essas informações aos meus pais”, comentou Maria Eduarda.

Outra aluna que gostou da palestra foi a Amanda Freitas, de 12 anos. Amanda gosta muito de ler e já tinha lido sobre os direitos e deveres do consumidor. “As pessoas precisam saber sobre os seus direitos. O Procon é importante porque ajuda o consumidor. Muita gente não sabe o que é o certo ou errado”, explicou.

Para a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira, Simone Santiago, o projeto do Procon nas escolas contribui para formação de crianças e adolescentes conscientes de seus direitos e deveres na nossa sociedade. “Os alunos aprendem na sala de aula sobre cidadania e sobre defender os seus direitos. A palestra do Procon instrui crianças e adolescentes para preparar futuros consumidores, conhecedores das leis que regem as relações de consumo”, argumentou a coordenadora.

“É importante que, desde cedo, crianças e adolescentes tenham acesso a seus direitos como cidadãos e consumidores. Nessas visitas, pretendemos também alinhar atividades extracurriculares exemplificando situações de compra e consumo”, disse o superintendente do Procon Goiânia, Walter Silva.

O Projeto “Formação do Consumidor Consciente” continua nesta quarta-feira (30/10). A comitiva do Procon vai estar na Escola Municipal Santo Antônio, localizada no Setor Asa Branca. A palestra começa às 8h.

Anderson Clemente, da editoria de Defesa ao Consumidor