Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Direitos do Consumidor

Procon avança com projeto “Formação do Consumidor Consciente”

Mais de 200 estudantes receberam informações sobre os seus direitos na compra de produtos ou contratação de serviços

Publicado em: 11 de fevereiro de 2020 às 12:28 | última atualização: 11 de fevereiro de 2020 às 12:28

O Procon Municipal iniciou na manhã desta terça-feira (11/02), a segunda edição do Projeto “Formação do Consumidor Consciente”. A palestra ocorreu na Escola Municipal Geralda De Aquino, que fica no setor Cidade Jardim, aqui na capital. Os estudantes do 6° ao 9° ano, do ensino fundamental receberam a visita do Superintendente do órgão, Walter Silva, e do gerente de fiscalização, Leandro Sales.

 O tema da palestra foi educação de consumo e aconteceu na quadra de esportes do colégio e reuniu cerca de 270 estudantes, que ficaram atentos nas dicas repassadas pelo superintendente do órgão, Walter Silva.  Ele explicou sobre o prazo de validade e às condições dos produtos, ensinou como pesquisar os preços antes de efetuar a compra e também como solicitar informações sobre a garantia.

O superintendente também abordou outras questões que fazem parte da relação de consumo, como conferir as características do produto, exigir por escrito o prazo de entrega e manual em língua portuguesa. Os alunos e professores também tiveram a oportunidade de obter conhecimentos básicos sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

  Walter Silva interagiu com o público e solucionou várias dúvidas. A professora de Arte, Marilia Kanzog, já teve alguns problemas com uma empresa de seguros de celular e com a Enel. O Caso dela não foi resolvido e a professora não sabia da importância do Procon em solucionar essas situações. “Agora que fiquei sabendo que eles poderiam pegar essas causas mais complexas. O Procon defende o direito do consumidor, não importa o problema”, ressaltou a professora.

 Já a estudante do 8° ano, Josiane Oliveira, vai prestar atenção quando for ao supermercado. Ela vai observar a data de validade e fabricação dos alimentos. “Vou falar para minha mãe tomar cuidado para não consumir produto vencido”, explicou.

O projeto “Formação do Consumidor Consciente” foi criado pelo Procon Municipal e começou em outubro do ano passado.  O objetivo da ação é levar conhecimentos básicos sobre Direitos do Consumidor, por meio de palestras e ações educativas, para crianças e adolescentes que estudam nas escolas municipais de Goiânia.  Em 2019, a comitiva do Procon visitou mais de nove colégios.  Para este ano, o Procon pretende visitar mais de 30 unidades de ensino.

 Na próxima quinta-feira (13/02), o projeto “Formação do Consumidor Consciente” vai estar na Escola Municipal Nova Conquista, que fica no Parque Tremendão.  A palestra começa às 8h.

  Anderson Clemente, da editoria de Defesa ao Consumidor