Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Infraestrutura

Prefeitura reforma unidades públicas durante o Mutirão

Ao todo serão beneficiados três Cmeis e três escolas, além de duas unidades de Saúde da região Noroeste

Publicado em: 11 de outubro de 2019 às 15:30 | última atualização: 11 de outubro de 2019 às 15:30

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), está reformando unidades escolares e de Saúde da região Noroeste, onde ocorrerá o Mutirão neste fim de semana. As reformas são frutos de parcerias entre a Seinfra e as secretarias municipais de Educação e Esporte (SME) e Saúde (SMS). O Mutirão, 29° desta gestão, será realizado nos dias 12 e 13, na Avenida Mangalô, esquina com a Rua Rosicler, Setor Morada do Sol.

Os 120 profissionais de diversas áreas de atuação da Seinfra estão empenhados desde a última segunda-feira na reforma de três Cmeis e três escolas municipais. Um dos prédios públicos que estão sendo revitalizados é a Escola Municipal Professora Leonísia Naves, onde será servido o almoço do Mutirão. A unidade passa por uma reforma geral e ganhará pintura, serviços de vidraçaria, marcenaria, reparação da iluminação, reparo na cobertura e uma nova identificação.

Outra unidade a ser reformada é a Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista, no Setor Estrela D’álva, que recentemente foi alvo de vandalismo, quando cabos elétricos foram furtados da unidade. O local passará por uma revisão geral das instalações e receberá novo cabeamento.

Também está passando por reforma geral a Escola Municipal Nova Conquista, no Parque Tremendão, com serviços de alvenaria, telhado, pintura, elétricos e hidrossanitários.

No Cmei Brisas da Mata estão sendo realizados os serviços de revisão e manutenção geral das calhas e telhados, reparo e manutenção geral do sistema de iluminação e manutenção geral das instalações hidrossanitárias e pintura em geral.

Já o Cmei Morada do Sol recebe pintura nova no muro e em outras partes internas. Também será feita a revitalização da identificação da unidade, além dos serviços de limpeza e manutenção geral das calhas e cobertura da edificação. Todo o sistema de iluminação será revisado e as lâmpadas queimadas serão substituídas. Também será reparado todo o sistema hidrossanitário.

Por outro lado, o Cmei Parque Tremendão, além dos serviços de manutenção da iluminação elétrica, hidrossanitária e dos serviços de limpeza das calhas e telhados, está recebendo reposição e substituição de vidros nas janelas. A pintura que ocorre nas partes internas e externas deixará o Cmei de cara nova.

Unidades de Saúde
Em atendimento às emendas impositivas, terá início a reforma geral do CSF Vila Mutirão e do Cais Cândida de Morais.

No CSF, os serviços a serem executados vão desde o telhado, com a retirada de vazamento e substituição de telhas galvanizadas, até a manutenção preventiva em patologias estruturais em pisos e paredes na recepção e auditório da unidade. As instalações elétricas e hidrossanitárias também passarão por revisão, com a substituição de luminárias, lâmpadas, tomadas e interruptores dos ambientes internos e peças e componentes danificados e/ou ausentes dos componentes hidrossanitários. Estão incluídos serviços de serralheria e marcenaria, com substituição de fechaduras e portas de madeira danificadas, e vidraçaria, com reposição de vidros danificados e/ou ausentes das esquadrias dos ambientes. A unidade receberá nova pintura e manutenção dos alambrados e piso das calçadas externas, além da instalação de forro PVC na recepção. As obras não afetarão os atendimentos.

Já o CAIS Cândida de Morais será reformado conforme projeto arquitetônico elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante a reforma, a urgência será transferida para outras unidades próximas.

De acordo com secretário municipal de Infraestrutura de Goiânia, Dolzonan da Cunha Mattos, as cinco escolas estão sendo beneficiadas simultaneamente durante a semana do Mutirão. “Estamos trabalhando duramente para cumprir as determinações do prefeito. São diversos serviços que executamos durante essas reformas. O intuito desta gestão é valorizar todas as escolas e unidades de saúde públicas da administração”, afirmou.

Nara Serra e Guilhermino Vieira, da editoria de Infraestrutura