Mulher

Prefeitura promove a mostra Mulheres Por Direitos

Objetivo é lembrar o Dia Nacional De Luta Das Pessoas Com Deficiência. Evento é gratuito e aberto ao público

Publicado em: 20 de setembro de 2019 às 10:12 | última atualização: 20 de setembro de 2019 às 10:17

A Prefeitura de Goiânia, por meio das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres (SMPM) e de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA),  promove a mostra Mulheres por Direitos. O evento, que tem a parceria do Shopping Cerrado e Puig Models, será realizado na próxima segunda-feira (23/9), às 14h, no Espaço Fashion, piso 1, do Shopping Cerrado, localizado na Av. Anhanguera, número 10790 , no Setor Aeroviário, em Goiânia. O evento gratuito é aberto ao público.

A mostra tem como objetivo lembrar o Dia Nacional De Luta Das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, instituído no Brasil para conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Além disso, a exposição visa proporcionar aos frequentadores do shopping novas experiências, em especial a convivência com a diversidade, visando o combate ao preconceito, a construção de uma sociedade sem barreiras, estimulando, assim, o respeito às diferenças e valorizando a diversidade por meio do reconhecimento da igualdade.

A mostra é a segunda etapa do projeto Mulheres por Direitos, que conta com uma exposição de fotos que a fotógrafa Jake Vieira fez durante a primeira etapa onde ocorreram as oficinas de conscientização no mês de agosto, e a exibição de um curta metragem com o título “Mulheres por Direitos”, que também foi produzido durante as oficinas, com produção de Jake Vieira e direção de José Castilho.

As produções contam  histórias de vitória de mulheres com deficiência, seja na condição física, sensorial, intelectual ou mental, e que superaram desafios e obstáculos e viraram protagonistas de suas vidas, conquistando seus espaços no mundo. As fotos ficarão expostas durante duas semanas no Shopping Cerrado.

Saiba Mais
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado no Brasil em 21 de setembro, data oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133.

Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos. A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

Assunto: Prefeitura de Goiânia promove a mostra Mulheres Por Direitos
Data: 23 de setembro
Horário: 14h
Local: Espaço Fashion, piso 1, do Shopping Cerrado, localizado na Av. Anhanguera, número 10790 , no setor Aeroviario, em Goiânia.

Roberta Amorelli, da editoria de Políticas para as Mulheres