Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Infraestrutura

Prefeitura limpa bocas de lobo na região Noroeste

Sete equipes trabalham para recuperar e limpar todos os dispositivos dos bairros atendidos durante 29º Mutirão da Prefeitura, no fim de semana (12 e 13/10)

Publicado em: 09 de outubro de 2019 às 14:50 | última atualização: 09 de outubro de 2019 às 14:50

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), intensifica a operação boca de lobo nos bairros da região Noroeste, onde será realizada, neste fim de semana (12 e 13/10), a 29ª edição do Mutirão da Prefeitura desta gestão. A concentração será na praça da feira, na Av. Mangalô, Setor Morada do Sol.

Goiânia possui cerca de 300 mil bocas de lobo espalhadas por toda a cidade e o alto número de depredações faz a Seinfra manter durante todo o ano equipes diárias trabalhando na manutenção dos dispositivos. Até o domingo (13/10), sete equipes estarão nos bairros executando serviços de recuperação e limpeza dos equipamentos, e também limpeza dos ramais das galerias ligadas a cada um deles. O objetivo é recuperar todo o sistema de escoamento de águas pluviais da Região para evitar transtornos decorrentes de alagamentos, com o início do período chuvoso.

As bocas de lobo funcionam como caixas coletoras da água pluvial, direcionado-a para os córregos, por meio da rede de drenagem, exercendo, assim, função importante contra enchentes e inundações, por isso é indispensável que sejam mantidas limpas e desobstruídas.

Mensalmente são limpas cerca de 3.200 bocas de lobo em diversos bairros, de onde são retiradas até quatro toneladas de lixo por bairro visitado, como garrafas pet, terra, plásticos, papelão e folhas. Outras 300 são recuperadas e a região Noroeste é justamente onde é registrada a maior incidência de danificação desses dispositivos.

“Fazemos diariamente o trabalho preventivo, que é a limpeza das redes e dispositivos de captação de água para deixar a cidade mais segura para todos durante os meses de chuvas”, esclarece o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura de Goiânia, Dolzonan da Cunha Mattos, que chama a atenção para a importância da população colaborar, mantendo os canais limpos. “O entupimento desses canais está diretamente ligado ao descarte irregular de resíduos em cursos d’água, praças, parques, ruas e calçadas. O impacto dessa sujeira mostra seus efeitos no período chuvoso. O lixo vai parar nas bocas de lobo, impedindo o escoamento da chuva e a água acumulada invade ruas, calçadas e até residências. A segurança de todos depende da consciência de todos em cuidar do próprio lixo de forma adequada”, alerta.

Bairros atendidos

Alto do Vale

Brisas da Mata

Estrela Dalva

Maringá

Morada do Sol

Parque Tremendão

Recanto do Bosque

Nara Serra, da editoria de Infraestrutura

Foto: Paulo José