Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Licença Ambiental

Prefeitura lança selo de preservação ambiental

Emitido pela Agência Municipal de Meio Ambiente, certificado reconhecerá empresas que cumprem responsabilidades socioambientais

Publicado em: 05 de novembro de 2019 às 11:18 | última atualização: 05 de novembro de 2019 às 11:18

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, lançou na manhã desta terça-feira (5/11) o programa Amigo Verde, um selo emitido pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) para certificar empresas que cumprem suas responsabilidades socioambientais. Na oportunidade, foi lançado também programa adote um parque, que estabelece parcerias entre Município, entidades sociais e empresas privadas ou pessoas físicas para adoção de parques por meio da manutenção desses espaços. 

Durante o lançamento dos projetos, o prefeito Iris Rezende lembrou do trabalho de desburocratização da atual gestão. Ele disse que, assim como no meio ambiente, outras áreas da administração tiveram crescimento acima da média nacional. “Goiânia se destaca por todos os cantos. A burocracia que as vezes travava algo simples, prejudicava um ali, outro aqui, está acabando”, destaca.

Iris lembrou ainda dos importantes investimentos no meio ambiente da capital com a construção de novos parques, praças e manutenção desses espaços, o que levou a nossa cidade a ser considerada a capital mais verde do Brasil (segundo Censo 2010). 

Programa
O programa Amigo Verde visa promover parcerias entre o Município e entidades sociais, empresas privadas ou pessoas físicas para os fins de implantação, reforma, manutenção ou melhoria urbana, paisagística e ambiental dos parques, por meio da adoção voluntária dos parceiros que se interessarem em participar. 
Os encargos necessários à realização de obras e de serviços variados relacionados à conservação do parque adotado ficarão sob a responsabilidade do adotante, que terá direito a realizar divulgações publicitárias no local escolhido. Para evitar a poluição visual nos parques, os adotantes terão de obedecer os critérios técnicos definidos no edital de chamamento e no termo de cooperação.

Segundo o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, a atual gestão iniciou um novo sistema de emissão de licenças ambientais por meio de tecnologias que agilizam o processo, levando mais agilidade e segurança tanto para o contribuinte, quanto para o meio ambiente. 

Gilberto Marques Neto diz que o Selo Verde vai garantir a certificação em sustentabilidade ambiental das empresas que realizarem ações socioambientais, estimulando práticas de ações sustentáveis em execução de projetos técnicos ou propostas de conservação, recuperação e promoção da qualidade do meio ambiente em Goiânia. 

O presidente da Amma lembra ainda que projetos técnicos ou propostas apresentados serão classificados nas seguintes áreas temáticas: água, emissão de gases do efeito estufa, resíduos sólidos, educação ambiental, energia limpa. “Cada tema terá uma pontuação, pela qual será emitido o Selo Verde, que tem quatro categorias: Selo Ouro (40 pontos), Selo Prata (30 pontos), Selo Bronze (20 pontos) e Selo Boas Práticas (10 pontos)”, salienta.

A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório da Amma e contou com a presença dos presidentes de entidades, com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese). 

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo
Foto: Jackson Rodrigues