Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Comunicação

Prefeitura inicia obras de drenagem na Avenida Goiás com Independência

Trecho de 37 m será construído em quatro dias. Serviços impactarão o trânsito nas imediações. Os secretários Dolzonan Mattos (Seinfra) e Fernando Santana (SMT) estarão no local às 8h para atender a imprensa

Publicado em: 26 de outubro de 2019 às 13:08 | última atualização: 26 de outubro de 2019 às 13:08

Terão início na próxima segunda-feira (28/10) as obras de construção da rede de drenagem na Avenida Independência, no cruzamento com a Avenida Goiás. Com 37 m de extensão, os serviços têm prazo de quatro dias para serem concluídos. As obras impactarão o trânsito nas imediações e a SMT já está providenciando as alterações.

Iniciada em março deste ano, a rede de 2,6 km de extensão vai da Praça Cívica até o Setor Norte Ferroviário, onde fará o lançamento no Córrego Capim Puba. Os canais passarão ainda pela Avenida Oeste, no Setor Marechal Rondon, Avenida Goiás e Avenida Independência, no Centro.

Esse é o quarto trecho a ser executado. Os trechos do Setor Norte Ferroviário e da Avenida Oeste já foram concluídos. Na Avenida Goiás, a primeira etapa também foi executada e a obra avança entre a Avenida Paranaíba e Rua 4.

O projeto da rede de drenagem é audacioso e conta com uma tubulação em Ribiloc (PVC), que varia de 500 mm de diâmetro, a montante, na Praça Cívica (início) e de 1.600mm de diâmetro, a jusante, no Capim Puba, onde será o lançamento. No trecho que se inicia na segunda-feira, serão utilizadas 2 tubulações de 1.000 mm de diâmetro. A capacidade de vazão da rede é de 10 mil litros de água por segundo.

A construção da rede de drenagem garantirá solução definitiva para os problemas de enchentes e alagamentos na Região Central de Goiânia, principalmente na região da Rua 44, Avenida Independência, Praça do Trabalhador, Avenida Goiás e adjacências, Praça do Bandeirante e Praça Cívica.

Para o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, com o sistema de drenagem que está sendo construído, Goiânia dará um salto qualitativo muito grande na área de saneamento ambiental, proporcionando a uma das regiões mais populosas da cidade mais segurança no período de chuva.

“As ruas têm sido verdadeiros canais de condução das águas pluviais. Com essa nova rede iremos solucionar o problema de enchentes e alagamentos e a Região Central estará segura no período das chuvas”, afirma.

Trânsito

Para a interdição da Avenida Independência será implantado um desvio para os veículos que trafegam sentido do Setor Aeroporto para a Marginal Botafogo, no qual os veículos desviarão à direita na Rua 74, posteriormente acessando a Rua 55 à esquerda e depois a Avenida Goiás novamente à esquerda, finalmente chegando à Independência logo após o ponto interditado, na Praça do Trabalhador.

No trecho da Independência, compreendido entre a Rua 74 e a Goiás, será mantido apenas o trânsito local para acesso aos comércios e imóveis.

No sentido da Marginal Botafogo para o Setor Aeroporto será feita uma via provisória com aproximadamente 80 m de comprimento, à direita do local interditado, para a execução dos serviços, próximo à Câmara Municipal, fazendo-se a transposição do trecho em trabalhos e retornando à via original logo à frente.

Nara Serra, da editoria de Infraestrutura, e Andreia Bahia, da editoria de Trânsito e Mobilidade