Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Infraestrutura

Prefeito Iris lança obras de viaduto na Br 153

O viaduto, em estrutura metálica, deverá ser construído num prazo de 180 dias. Obras não vão acarretar mudanças e alterações no trânsito

Publicado em: 13 de setembro de 2019 às 16:12 | última atualização: 16 de setembro de 2019 às 17:00

O prefeito Iris Rezende lança na próxima segunda-feira, 16/9, as obras do Viaduto da BR 153, também conhecido como Viaduto da Enel. A solenidade será às 9h, na Rua 117, Setor Leste Universitário (reservatório da Saneago). O viaduto ligará a Rua 117, no Setor Leste Universitário, à Avenida Rio Preto, no Jardim Novo Mundo, passando sobre a BR 153, no km 498.

Pelas características do viaduto, com infraestrutura e mesoestrutura em concreto armado moldado in loco, as obras não afetarão o trânsito, portanto, não haverá alterações de rotas no local e na região atingida. Já na BR 153, haverá interdições alternadas na faixa direita do respectivo acostamento, quando a superestrutura metálica for montada.

Com recursos na ordem de R$ 7.592.334,83, oriundos do tesouro municipal, a construção do viaduto visa desafogar o trânsito na região, resultado do forte adensamento de bairros das imediações, como o Jardim Novo Mundo e o Setor Leste Universitário, que não contam com entradas viárias nesta parte da cidade. A previsão é de que o viaduto atraia um tráfego de 2.500 veículos por dia.

O Setor Leste Universitário abriga 24.452,13 habitantes, sendo 7.457 hab/km². Já no Jardim Novo Mundo, englobando o Jardim Novo Mundo II e Jardim Novo Mundo Extensão, são 40.795,51 habitantes, sendo 30.018,11 hab/km².

Além desses, também serão beneficiados pelo viaduto os bairros Água Branca, Jardim Califórnia, Chácara Califórnia, Aruanã III, Jardim Califórnia - Parque Industrial, Residencial Sonho Verde, Residencial Sonho Verde Complemento, Residencial Vale do Araguaia, Vila Maria Luiza, Vila Martins e Vila Martins Extensão.

A Ibiza Construtora Ltda – EPP, vencedora da concorrência pública, realizada pela Prefeitura, será a responsável pela execução dos serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, calçada acessível e obras complementares do viaduto e tem prazo de 180 dias para concluir a obra.

De acordo com o edital, e com base no artigo 618, do Código Civil, a empresa ficará responsável, durante cinco anos irredutíveis a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, no total ou em parte, a obra, caso se verifiquem vícios, defeitos ou incorreções, resultantes da execução ou de materiais empregados, no prazo estipulado pela Prefeitura e sem nenhum ônus para o município.

Viaduto da Enel

Empresa: Ibiza Construtora Ltda – EPP

Recursos: R$ 7.592.334,83, oriundos do tesouro municipal

Fundação: feita de tubulão de concreto armado

Estrutura da ponte: infraestrutura e mesoestrutura em concreto armado moldado in loco

Superestrutura: concreto pré-laje pré-moldada e viga metálica

Altura livre: 5,90 m, até o pavimento da BR - 153

Comprimento: 53,84 m, incluindo cortinas

Largura do tabuleiro: 20,30 m

Guarda-rodas: tipo New Jersey

Nara Serra, da editoria de Infraestrutura