Novas ambulâncias reforçam frota do Samu em Goiânia

Veículos foram entregues nesta terça-feira (15/10) pelo prefeito Iris Rezende. Frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está 100% renovada

Publicado em: 15 de outubro de 2019 às 12:56 | última atualização: 15 de outubro de 2019 às 12:56

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, entregou nesta terça-feira, 15/10, às 9h30, no Paço Municipal, 10 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Goiânia. Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, e do coordenador geral do Samu, André Braga, o prefeito fez a entrega simbólica das chaves dos veículos que vão substituir ambulâncias já desgastadas pelo tempo de uso.

"É uma demonstração viva de que a cada dia nós vamos melhorando o atendimento na área da Saúde à população de Goiânia. Agora já contamos com 23 ambulâncias para dar atendimento imediato onde forem requisitadas", comemorou o prefeito Iris Rezende, ao entregar os veículos.

As ambulâncias zero quilômetro foram adquiridas com recursos do Fundo Municipal de Saúde no valor de R$ 1,727 milhão. São oito Unidades de Suporte Básico (USB) e duas de Suporte Avançado (USA), todas contam com itens de segurança de série como freio ABS e airbag, além de GPs, rede de oxigênio fixa e portátil, duas pranchas e sistema elétrico, que possibilita receber equipamentos de suporte avançado.

"Como estávamos precisando de carros novos para atender a itens de segurança e qualidade, nós então aderimos a uma ata do Ministério da Saúde e adquirimos essas 10 novas ambulâncias que serão distribuídas nas bases do Samu espalhadas pela cidade. Com isso, não vamos apenas tornar o serviço mais ágil, mas também mais quailificado, com equipamentos mais modernos, dando, assim, um suporte melhor ao cidadão que necessita do Samu, informou a secretária da Saúde de Goiânia, Fátima Mrué.

Os novos veículos também refletem na melhoria das condições de trabalho dos profissionais de Saúde que prestam socorro nas ruas e fazem a transferência inter-hospitalar de pacientes graves.

“A frota do Samu já estava completa com quatro ambulâncias de suporte avançado e 13 de suporte básico rodando, além de cinco da reserva técnica. Quantidade suficiente para atender à população de Goiânia e Região Metropolitana, segundo os critérios do Ministério da Saúde. E ter 100% da frota renovação é motivo de muita comemoração por parte de todos nós”, ressaltou o coordenador geral do Samu, André Braga.

O Samu pode ser acionado pelo número 192.

Sirlene Mendonça, editoria de Saúde
Foto: Paulo José