Mutirão na região Noroeste oferece mais de 160 serviços

Prefeito Iris Rezende deu início aos trabalhos da 29ª edição da ação na manhã deste sábado (12/10). A estrutura da Prefeitura de Goiânia está montada na Praça da Feira do Setor Morada do Sol, localizada na Avenida Mangalô

Publicado em: 12 de outubro de 2019 às 10:45 | última atualização: 13 de outubro de 2019 às 12:08

Mais uma edição do Mutirão da Prefeitura de Goiânia foi iniciada neste sábado (12/10) pelo prefeito Iris Rezende. Desta vez, os contemplados são os moradores de sete bairros da região Noroeste da capital. A estrutura que recebe os estandes de várias secretarias da administração municipal e do governo estadual está montada na Avenida Mangalô, no Setor Morada do Sol, e mais de 160 serviços estão disponíveis à população.

Ao realizar a abertura dos trabalhos, o prefeito Iris Rezende, acompanhado de vereadores e auxiliares dos executivos municipal e estadual, disse que o Mutirão é a oportunidade de aproximação entre o poder público e a população: “Aqui tomo conhecimento das demandas dos moradores e já busco solucioná-las de imediato com o titular da pasta envolvida”, disse Iris, acrescentando que o verdadeiro sentido do Mutirão é a participação popular.

O prefeito lembrou ainda que, além dos Mutirões, Frentes de Serviços ocorrem simultaneamente em outros bairros e serão intensificadas para atender as comunidades no período chuvoso. “Não podemos deixar de prestar os serviços da Prefeitura e, por isso, estamos trabalhando diuturnamente por uma Goiânia melhor.” A ação ocorre neste sábado (12/10) das 8h às 16h e das 8h às 12h do domingo (13/10).

“Não tínhamos dúvidas do sucesso dessa forma de administrar, que trazemos conosco desde o primeiro mandato que ocupei como prefeito de Goiânia. O Mutirão é, sobretudo, uma grande festa cívica, é a administração perto do povo, ouvindo e atendendo suas demandas, de forma que temos uma grande satisfação em realizá-lo”, completou o prefeito.

Reservistas

Em solicitação ao Exército Brasileiro, na abertura da 29ª edição do Mutirão também ocorreu a solenidade de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação e Compromisso à Bandeira dos Cidadãos da Classe de 2001. No total, foram entregues 500 dispensas do serviço militar.

O general de brigada do Batalhão de Operações Especiais, Mário Fernandes, disse que o espírito do Mutirão abrilhanta ainda mais a solenidade militar. “Os certificados são entregues em um evento extremamente democrático, que é o Mutirão. Aqui diversos serviços estão sendo disponibilizados à população e não teríamos um lugar melhor a realizar essa ação do Exército Brasileiro”, frisou o general.

Ações

Durante os dois dias de trabalho, equipes da várias pastas da administração municipal, como saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos, finanças, procuradoria, controladoria e outras, prestam vários serviços aos moradores da região e aquelas demandas que não puderem ser solucionadas no local são encaminhadas aos órgãos competentes para posterior solução.

Além disso, equipes da Prefeitura promovem diversas frentes de serviços nos sete bairros que estão sendo atendidos, entre elas, manutenção em praças e áreas verdes, reformas de prédios públicos, ações de infraestrutura, urbanização, além de revitalização da sinalização viária. “Muitos desses trabalhos são rotineiros, porém são intensificados em virtude do Mutirão”, comentou o prefeito Iris Rezende.

Participação

A moradora do Setor Morada do Sol Maria Aparecida da Silvia Ferreira disse que chegou cedo ao Mutirão para fazer a segunda via da carteira de identidade, serviço disponibilizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. “Perdi a minha identidade e estava sem tempo de providenciar a outra, mas com o Mutirão aqui pertinho da minha casa é claro que não poderia perder a oportunidade”, comemorou.

Outro serviço de bastante procura é a entrega de mudas, disponibilizada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e quem levou um exemplar de pitanga para casa foi o servidor público Raimundo Siqueira Silva. Ele contou que não tem nenhuma frutífera em sua casa. “Vou plantar no meu quintal e sei que logo meus netos vão poder saborear essa fruta”, afirmou.

Mauro Junio, da Diretoria de Jornalismo