Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Mulher

Mulheres ocupam 68% dos cargos no serviço público da Prefeitura de Goiânia

Dos mais de 53 mil servidores municipais, segundo dados da Secretaria Municipal de Administração (Semad), 36.235 são mulheres

Publicado em: 06 de março de 2020 às 17:09 | última atualização: 06 de março de 2020 às 19:11

O papel das mulheres no mercado de trabalho tem se expandido cada vez mais. Em Goiânia, as mulheres têm atuação marcante no serviço público e ocupam 68% dos cargos na Prefeitura de Goiânia. Dos mais de 53 mil servidores municipais, segundo dados da Secretaria Municipal de Administração (Semad), 36.235 são mulheres, comprovando a garantia do exercício do direito de igualdade de gênero no serviço público.

Para o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, os números confirmam a evolução das conquistas das mulheres na sociedade. "Acompanhei, ao longo dos meus 60 anos de vida pública, a luta pelos direitos das mulheres. E foi por acreditar nesta luta que criei a Delegacia da Mulher e a polícia feminina em Goiás. Sempre acreditei na importância do espaço feminino na política e na gestão pública", afirma.

A realidade de Goiânia, segundo a titular da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Goiânia, Ana Carolina de Souza Almeida, é otimista se comparada ao levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que as mulheres estão ocupando 44% das vagas do mercado formal de trabalho no país.

“Os números de Goiânia servem de exemplo para outras cidades, empresas e instituições brasileiras. No serviço público da capital as mulheres são a maioria, ocupam cargos de chefia e atuam em postos que antes eram ocupados majoritariamente por homens, como nas áreas de infraestrutura, transporte e de urbanização", pontua Ana Carolina.

Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo