Maternidade D. Iris faz exposição fotográfica de bebês prematuros

Mostra “Registros fotográficos sobre as lentes da prematuridade” foi realizada em homenagem ao Dia das Crianças

Publicado em: 11 de outubro de 2019 às 17:04 | última atualização: 11 de outubro de 2019 às 17:04

O Hospital e Maternidade Dona Iris comemorou de maneira especial e bem diferente o Dia das Crianças. Nesta sexta-feira (11/10) foi realizada a exposição “Registros fotográficos sobre as lentes da prematuridade”, que apresenta bebês prematuros nascidos na maternidade. O evento contou com pais e mães de bebês e equipe de colaboradores.

O autor das fotos foi Etevaldo Marçal, que registrou cerca de 400 fotos e 22 foram escolhidas e liberadas pra exposição. Os bebês já estiveram ou ainda estão internados na UTI e nasceram de forma prematura.

O projeto foi idealizado pelo Serviço de Psicologia e o Centro de Estudos do HMDI e teve como objetivo proporcionar um momento mais acolhedor e humanizado para as mães que tiveram um parto antecipado e que ainda nem conseguiram fazer algum registro dos próprios filhos.

“É um momento muito emocionante, pois este é um registro de crianças que ainda estão lutando para sobreviver devido ao nascimento prematuro e de bebês que não resistiram e acabaram falecendo. Então foi um trabalho muito bem elaborado, com todo cuidado e com consentimento dos pais.”- explica o diretor técnico do Hospital e Maternidade Dona Iris, Denes Ribeiro.

"Apesar de ser um momento delicado para as famílias, conseguimos transformar o sofrimento, em um momento de alegria, buscando um olhar otimista e humanizado diante da situação das crianças"- explica o fotógrafo Etevaldo Marçal.

Adriana Moraes, da editoria de Saúde