Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Notícias

Instituída em Goiânia a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil

Legislação é conhecida como Lei Gregório, em referência ao nome que o casal Sherloma e Felipe Aires deu ao seu filho que viveu por apenas três dias

Publicado em: 15 de outubro de 2019 às 11:17 | última atualização: 15 de outubro de 2019 às 17:00

O prefeito Iris Rezende sancionou nesta terça-feira, 15/10, em solenidade no Paço Municipal, o projeto de lei que institui no calendário oficial de Goiânia a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil, no período que compreende o dia 15 de outubro. Na ocasião, foi realizado um ato em que pais soltaram balões brancos em alusão aos filhos que faleceram de forma precoce.

"Nosso objetivo é lutar por respeito ao luto dos pais que passam por este tipo de perda", disse o autor da proposta, vereador Andrey Azeredo. "Acredito que agora vamos ter políticas públicas mais efetivas direcionadas a estas famílias, tratando de forma mais adequada este momento único na vida destes pais”, acrescentou, explicando que os idealizadores da proposta é o casal Felipe Aires e pela Sherloma Aires, pais do pequeno Gregório, criança que faleceu três dias após seu nascimento.

“Precisamos dignificar o luto dos pais que perderam seus filhos de forma precoce, ampará-los e dar voz à sua dor. Precisamos quebrar o silêncio”, disse Sherloma.

De acordo com o prefeito Iris Rezende, projetos como esses criam a cultura de cuidado com o outro. "Tudo isso faz com que as pessoas se despertem sobre como devem se proceder nesses casos", ressaltou.

A Prefeitura de Goiânia realiza trabalho de apoio psicológico aos pais atendidos na rede municipal de saúde que perdem seus filhos precocemente. Psicólogos trabalham diuturnamente nas maternidades administradas pelo Município, a exemplo da Maternidade Dona Iris. A Prefeitura desenvolve ainda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e em parceria com o governo federal, o Programa Criança Feliz que, inclui acompanhamento de gestantes.

Valéria Almeida, Diretoria de Jornalismo