Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Cultura

Grande Arraial de Goiânia reúne mais de 12 mil pessoas

No total, 17 grupos de quadrilha junina se apresentaram em três dias de festa

Publicado em: 26 de junho de 2019 às 10:18 | última atualização: 26 de junho de 2019 às 10:18

O 17º Grande Arraial de Goiânia reuniu mais de 12 mil pessoas durante três dias de festa realizada no último fim de semana no estacionamento do Parque Mutirama. No total, entre os dias 21, 22 e 23, se apresentaram 17 grupos de quadrilha junina. Quem marcou presença pode aproveitar as diversas barraquinhas de comidas típicas, além de muita diversão, música e dança.

O evento, promovida pela Prefeitura de Goiânia, por meio as Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás (Fequaju GO), marcou a segunda etapa do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas. “Agrademos muito o apoio e o empenho do prefeito Iris Rezende em realizar o nosso arraial. É uma satisfação enorme saber que a prefeitura, a Secult,  abraça a nossa causa e nos ajuda na promoção deste movimento cultural”, declarou o presidente da Fequaju GO, Alex Gontijo.

O secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, ressalta a importância da promoção cultural a partir de um evento como o arraial. “É uma forma de democratização cultural, já que é um evento gratuito para a população goianiense. Foram três dias intensos de trabalho, mas muito gratificante, pois foi uma festa bonita, colorida, com ótimas comidas e que ressaltou o potencial das quadrilhas de Goiânia e região metropolitana. Todos os anos nossa expectativa de público é superada e o evento tem se consolidado no calendário cultural da nossa Capital”.

Apesar de ser um concurso entre as quadrilhas, o Arraial incentiva a participação com qualidade dos grupos que se apresentam. Para o marcador Da Quadrilha Balancê Cerrado Goiano, Agnaldo de Oliveira, a expectativa de todos os grupos sempre é ganhar, mas, o mais válido é participar. “Nossa intenção é brincar, curtir o São João da melhor maneira. É uma festividade da cultura do nosso país que ganha visibilidade em eventos específicos e que nos deixa feliz por mantê-la sempre viva”, disse.

Moradora do Jardim América, Djanira Gomes Oliveira, contou que não perde o arraial por nada. “Eu sempre venho nos três dias. Quando eu era moça adorava dançar quadrilha. Acho muito bonito. Ano passado foi lindo e este ano mais lindo ainda. As quadrilhas estão de parabéns. Filmei tudo e vou mandar para toda a minha família, que mora lá em Tocantins”, afirmou.

Campanha “Eu respeito as Muié”

Neste ano o Grande Arraial de Goiânia foi parceiro na campanha “Eu respeito as Muié”, promovida pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Uma equipe do governo federal marcou presença nos três dias de festa e divulgou a campanha de conscientização entre os presentes. O objetivo é alertar os homens quanto ao respeito às mulheres nesta e em todas as épocas do ano, bem como divulgar o número da Central de Atendimento a Mulher para possíveis denúncias: 180.

Lívia Máximo, editoria de Cultura.