Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Coronavírus

Goiânia está preparada para possíveis casos de coronavírus

Plano de contingência para o COVID-19 já está pronto e contempla a capacitação de profissionais da Saúde, medidas de vigilância, prevenção e assistência a eventuais casos confirmados na capital

Publicado em: 12 de março de 2020 às 15:05 | última atualização: 14 de março de 2020 às 23:44

Com o objetivo de preparar Goiânia pra possíveis casos de coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já tem elaborado, desde o início de fevereiro, um plano de contingência para o COVID-19, que contempla a capacitação de profissionais da saúde, medidas de vigilância, prevenção e assistência a eventuais casos confirmados na capital. O plano , que já está em execução, segue protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.

A titular da SMS, Fátima Mrué, afirma que os profissionais da Saúde foram capacitados e as unidades estão prontas para tratar, imediatamente, qualquer caso de suspeita da doença.

"Goiânia vem se preparando desde a notificação pelo Ministério de Saúde. O ministro lançou o plano nacional, que foi no dia 6 de fevereiro, e nós, já no dia 7 de fevereiro, fizemos o nosso plano de contingência", explica.

De acordo com a secretária, a Prefeitura de Goiânia está preparada e o prefeito Iris Rezende vem acompanhando todos os movimentos que a Secretaria de Saúde vem fazendo. "Já fizemos várias capacitações e é muito importante que a gente não cause pânico na população. O nosso prefeito é um homem de enfrentamentos e ele sabe que a Secretaria de Saúde está preparada pra esse enfrentamento. É importante lembrar que, até o momento, nenhum caso foi confirmado na capital e a grande maioria das suspeitas já foram descartadas", pontua Fátima Mrué.

A secretária reforça que em Goiânia a situação está sob controle. “Nós, em Goiânia, temos uma situação que nos dá tranquilidade, pois estamos nos preparando há um bom tempo. Nós temos protocolos instituídos. A Secretaria de Saúde de Goiânia se reuniu com a do Estado preventivamente e isso nos deu oportunidade de fazer um plano de contingência com antecedência. Nós já conversamos com vários segmentos para que as medidas sejam as mesmas e que não tenhamos nenhuma morte”, explicou.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, afirma que não há razão para pânico, pois a cidade tem feito o dever de casa. "Goiânia está tranquilamente protegida, as unidades de Saúde estão devidamente preparadas para qualquer eventualidade e qualquer sinal o atendimento seja imediato e competente", garante.

Goiânia contra o coronavírus

Valéria Almeida, da Diretoria de Jornalismo