O prefeito Iris Rezende participa na manhã desta segunda-feira, 02, da solenidade de entrega de material do Projeto Aula Digital. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e Fundação Telefônica Vivo para implantação de ambientes inovadores de aprendizagem em instituições de ensino. O evento acontece na Escola Municipal Alice Coutinho, às 09h, com a presença do secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa.

O kit destinado à instituição contém dez tablets que serão usados pelos alunos no desenvolvimento das atividades propostas pelo projeto, integrando o parque tecnológico da escola. A Escola Municipal Alice Coutinho é uma das 100 escolas que aderiram ao projeto lançado no ano passado.

Na primeira etapa, equipes do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e Gerência de Formação da SME acompanharam mais de 700 educadores em formações continuadas, mediante o acesso a ambientes de aprendizagem e conteúdos pedagógicos digitais. O objetivo foi propiciar o desenvolvimento de planos de ação para inovação das práticas pedagógicas.

Com a entrega do material, equipes do Núcleo acompanharão a instituição no planejamento das atividades que serão executadas pelos alunos. No último dia 20, em evento realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE – GO), as unidades participantes começaram a receber os equipamentos por parte da Fundação Telefone Vivo.

Na solenidade, Marcelo Costa, titular da SME, destacou a parceria que, segundo ele, “veio para transformar a forma de trabalhar na escola, além de pensar em meios de construir um ambiente desafiador”. O Projeto Aula Digital é uma das parcerias firmadas pela atual gestão no que toca ao investimento maciço em inovação na Educação.

Além da inserção de ambientes informatizados, alunos da Rede Municipal são instigados a participar de projetos que desenvolvem o interesse em temas, como Ciência e Robótica. Em 2019, alunos da própria E.M. Alice Coutinho foram premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica e participaram do maior evento de inovação educacional da América Latina, o Let’s Go Festival.

Projeto

O Projeto Aula Digital conta com a parceria do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e integra o ProFuturo, programa global criado pela Fundação Telefônica e Fundação Bancária La Caixa, presente em países da África, Ásia e América Latina.

Agora, as 100 escolas participantes receberão a maleta/mochila do projeto, composta por um notebook, um projetor com tela de projeção, um roteador e tablets com os conteúdos pedagógicos digitais sem a necessidade de acesso à internet.

Luciana Gomides, da editoria de Educação e Esporte
Foto: Andréia Barra