Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Planejamento Urbano

Alvará Mais Fácil é tema de capacitação em Goiânia

Publicado em: 12 de abril de 2019 às 15:10 | última atualização: 02 de julho de 2019 às 08:34

Secretaria realizará, nas próximas semanas, outra capacitação sobre o assunto, já que a procura superou a disponibilidade de vagas oferecidas no evento dessa quinta-feira, 11

Cerca de 130 profissionais da área da construção e estudantes participaram nessa quinta-feira, 11, do curso de capacitação sobre o novo sistema Alvará Mais Fácil. A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-Go). Também foi objeto do curso a Lei Complementar nº 314, sancionada pelo prefeito Iris Rezende em novembro de 2018 e que permite a regularização de edificações construídas em desacordo com o Plano Diretor da Capital.

Na abertura do evento, realizado no auditório do Crea-GO, o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves, destacou os investimentos em inovações tecnológicas que estão sendo realizados pela Prefeitura de Goiânia na atual gestão e que buscam aprimorar os serviços prestados pela administração. 'Desde o início desta gestão estamos implementando serviços que facilitem a vida do contribuinte. Somente na Seplanh, foram implantados, em 2017, o Alvará Fácil, o Uso do Solo Fácil e o Mapa Fácil Digital e, em dezembro de 2018, o Alvará Mais Fácil que passou a englobar na análise digital todos o tipos de edificações', afirmou.

Henrique Alves também destacou os investimentos gerados pela implementação do Família Fácil, como é conhecido todo o sistema, na economia da cidade. “Em apenas um ano de funcionamento foram emitidos 3357 alvarás de construção através do Alvará Fácil, o que representa um aumento de aproximadamente 45% em relação ao mesmo período antes da implementação do sistema. Nesse período, cerca de oito milhões de reais foram arrecadados e puderam ser revertidos em benefício da população de Goiânia, além do aumento do número de vagas de trabalho na cidade”, destacou.

Para o 1º vice-presidente do Crea-GO, o engenheiro civil Ricardo Veiga, que representou a entidade na abertura do curso, a nova sistemática de análise de processos é uma grande contribuição para os profissionais envolvidos na construção civil. 'O Alvará Fácil e todas as suas funcionalidades além de proporcionar maior facilidade na abertura de processos, tornou mais ágil e prático o serviço prestado pelos nossos profissionais', destacou Ricardo Veiga.

Palestras

Para tornar mais dinâmica e compreensível os temas abordados na capacitação, o conteúdo foi dividido em duas partes pelos técnicos da Seplanh Goiânia. Na primeira parte o Superintendente da Ordem Pública, Luan Alves, a Assessora Técnica da Seplanh, Verônica Mansur, e a Gerente de Análise de Obras de Grande Porte, Ana Maria Dantas Marquez, apresentaram as inovações trazidas pelo novo sistema, o fluxo analítico instituído pela Pasta e abordaram a Lei Complementar nº 314/2018, que instituiu a Lei de Regularização de Edificações. Em seguida, os representantes da Secretaria passaram a esclarecer as dúvidas acerca dos temas tratados, além de receberem as sugestões e críticas levantadas pelos profissionais e estudantes presentes presentes na capacitação.

 Willian Assunção, da editoria de Planejamento Urbano e Habitação