Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Mulher

Estão abertas as inscrições para a Caminhada pela Paz

Evento acontece no dia 23 de novembro e tem objetivo de conscientizar população sobre a violência contra a mulher. Inscrições são gratuitas e os primeiros mil inscritos terão direito a uma camiseta

Publicado em: 12 de novembro de 2019 às 09:10 | última atualização: 12 de novembro de 2019 às 09:14

Os interessados em participar da Caminhada pela Paz podem fazer as inscrições pelo site www.abmcj.ong.br. O evento é totalmente gratuito e os primeiros mil inscritos terão direito a uma camiseta branca cuja estampa traz a criação exclusiva da artista plástica goiana Eloísa Lobo. Ela é aberta para toda a comunidade de Goiânia e região metropolitana, de todas as idades.

A Caminhada pela Paz é uma ação da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), e em parceria da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher que visa marcar presença na Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A ação visa marcar também o encerramento da Conferência Internacional da Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica (FIFCJ).

A caminhada acontecerá no dia 23 de novembro (sábado), a partir das 7h30, com percurso de 2,5 km e saída da Praça Cívica. A entrega das camisetas será feita com a apresentação do comprovante de inscrição, conforme a chegada dos participantes. O percurso com início na Praça Cívica passará pela Rua Gercina Borges, Avenida Assis Chateaubriand, Rua 3, Rua 4, Rua 29, Alameda dos Buritis, com término no Bosque dos Buritis (Monumento à Paz).

A ação tem como objetivo conscientizar, sensibilizar, galvanizar o ativismo e compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos Direitos Humanos das mulheres.

Ao final da caminhada, no Bosque dos Buritis, as participantes darão um abraço simbólico envolvendo o lago e o Monumento à Paz. Na ocasião serão oferecidas atividades culturais com atração musical.

Saiba mais
Segundo o Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), o Estado de Goiás teve a quinta maior taxa de homicídio de mulheres no ano de 2017. Segundo o documento, o índice corresponde a 7,6 mulheres assassinadas a cada grupo de 100 mil pessoas do sexo feminino. O estudo mostra que Goiás registrou 256 homicídios de mulheres, resultando em um aumento de 84,2% em dez anos. Goiás foi o único Estado fora das regiões Norte/Nordeste no topo do ranking, ficando atrás apenas de Roraima (10,6), Acre (8,3), Rio Grande do Norte (8,3) e Ceará (8,1).

Parceiros
A Caminhada pela Paz tem o apoio dos seguintes parceiros: Mega Moda, Unimed, Sesi/Senai, Sebrae, Ministério Público de Goiás, OAB Goiás,  Defensoria Pública de Goiás, Tribunal de Justiça de Goiás, Conselho Estadual da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Mulheres do Brasil, Rede Goiana da Mulher Empreendedora, ONG Mulheres Negras Dandara do Cerrado, ABMCJ, Aciteg, ONG Ladies do Bem, Projeto Amor do Céu, Iphan, Centro Popular da Mulher, IBDFAM, BPW, Programa Mulher Mais Segura, Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar de Goiás, Bombeiros, I e II Deam, Cevam, Conselho de Segurança da Mulher, Universo, UNIP, Anacrim, Eloisa Lobo, Instituto Avon, Grupo Maria’s, Casag, Segov, Secom, Agetul, Secult, Comurg, Sedetec, SMT, Amma, Semad, Semas, Seinfra, GCM.

Roberta Amorelli, da Secretaria da Mulher