Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Comunicação

Entrega de obras marca o 28º Mutirão da Prefeitura

Revitalização de praças, pavimentação de ruas, reforma de prédios públicos e conclusão das obras de requalificação do Cais Novo Mundo foram algumas das ações realizadas durante o grande Mutirão da Prefeitura, a 28ª edição da atual gestão e o décimo deste ano. O Governo de Goiás participou ativamente do evento com a prestação de cerca de 45 serviços públicos de sua competência

Publicado em: 29 de setembro de 2019 às 13:36 | última atualização: 29 de setembro de 2019 às 13:36

Neste fim de semana, 28 e 29 de setembro, o Mutirão da Prefeitura, em sua 28ª edição, movimentou o Conjunto Riviera e mais 26 bairros da região Leste de Goiânia. Os estandes, montados na Rua 14, esquina com Rua 14-A, receberam cerca de 20 mil pessoas. Mais de 40 mil atendimentos foram prestados à população nos dois dias da grande frente de serviços. Prefeitura de Goiânia e Estado de Goiás ofertaram 165 serviços públicos aos moradores da região.

Na manhã do sábado, 28, o prefeito Iris Rezende e a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, inauguraram a requalificação do Cais do Jardim Novo Mundo. A unidade passou por ampla reforma em toda sua estrutura física para adequar-se ao padrão de Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A Prefeitura investiu cerca de R$ 300 mil na reforma do Cais, que possui área de 2.301 m² e conta com salas de reidratação, enfermarias, reanimação, urgência odontológica, consultórios médicos, sala de eletrocardiograma, medicação e curativos, laboratório, classificação de risco, Raio X, administração, almoxarifado,depósito de medicamentos, sala de tele agendamentos e serviço social, sala de imunização,consultórios odontológicos, escovódromo e sala de atendimento ao idoso. Os serviços foram realizados pela Seinfra.

Para o prefeito Iris Rezende, a reconstrução do Cais vai melhorar substancialmente as condições de trabalho dos profissionais médicos daquela unidade e vai permitir uma melhor prestação de serviços à comunidade. “Além da melhoria das condições físicas do prédio, investimos no aparelhamento tecnológico da unidade e assim teremos uma amplitude maior de atendimentos à população”, explicou.

A secretária Fátima Mrué lembra que, ao passo que o município adéqua a estrutura da unidade às normativas do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde pode pleitear recursos para habilitação e qualificação da unidade, que chegam até R$ 250 mil mensais. Segundo ela, o primeiro passo foi separar urgência de atendimentos ambulatoriais e daí em diante criar as condições físicas para que o Cais possa ser alçado à condição de UPA.

“Fizemos todas essas adequações e vamos, agora, solicitar a visita do Ministério da Saúde. Com essa reconstrução, nós ampliamos a capacidade de atendimento da unidade para, aproximadamente, 5 mil atendimentos/mês”, frisou.

Além da obra de requalificação do Cais Novo Mundo, por ocasião do Mutirão, a Prefeitura entregou a requalificação total da Praça Pindorama, no Jardim Novo Mundo. A Escola Municipal Silene de Andrade também passou por reformas. A unidade é uma das escolas de tempo integral da Rede e atende 173 alunos dos Ciclos I e II. Os serviços de reforma foram executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), com recursos do programa Escola Viva.

As ruas 13, 14 e 14-A, no conjunto Riviera, foram recapeadas, assim como a Rua Maracajá, no Residencial Vale do Araguaia. A Praça João Paulo I, no jardim Novo Mundo, foi revitalizada e agora conta com quadra de areia para a prática de esportes. Outras três praças da região também foram revitalizadas por ocasião do Mutirão da Prefeitura.

Nos estandes, a população buscou os mais variados serviços oferecidos pelas duas esferas de governo. A Prefeitura de Goiânia colocou cerca de 120 serviços à disposição da população, em todas as suas áreas de atuação. Já o Governo de Goiás, que integra as atividades dos mutirões há seis edições, levou 45 de seus serviços para os moradores da região Leste de Goiânia.

O prefeito Iris Rezende voltou a afirmar que o Mutirão é uma forma de administrar que deu certo. Segundo ele, muitas pessoas não têm tempo de ir à Prefeitura para resolver seus problemas e durante os mutirões podem ter suas demandas atendidas e até fazer outros encaminhamentos. Para o prefeito, o deslocamento da estrutura da Prefeitura para as regiões do mutirão garante efetividade e economia na prestação dos serviços demandados pela população.

“O mutirão é a administração perto do povo. Aqui, o cidadão, que às vezes não tem tempo, não tem como se deslocar até o Paço, fala diretamente com o prefeito, com os secretários, encaminha as suas demandas e resolve àquelas questões mais urgentes, de forma que tudo é feito para beneficiar a população. Desde o primeiro mutirão, lá em 1966, nunca tive dúvidas do sucesso dessa modalidade de administração, pois entendi muito cedo que a união é o princípio do sucesso de tudo”, ensinou.

Cloves Reges, da Diretoria de Jornalismo