Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Educação

Encontro orienta sobre Estudo Nacional de Qualidade na Educação Infantil

Goiânia foi selecionada para importante estudo das práticas pedagógicas desenvolvidas na educação infantil com objetivo de qualificar o ensino

Publicado em: 13 de março de 2020 às 17:56 | última atualização: 13 de março de 2020 às 17:56

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (13/3), com a presença do secretário Marcelo Costa, na Irradiação Espírita Tenda do Caminho, o encontro com diretores de escolas sobre o estudo nacional da Educação Infantil. Goiânia é uma das 18 cidades que terão suas turmas de educação infantil acompanhadas ao longo desse ano, as formas de ensino serão avaliadas com objetivo de qualificar e equiparar o ensino oferecido para as crianças.

O secretário Marcelo Costa abriu o encontro falando do privilégio de ter a capital escolhida para esse estudo que vai de encontro com a proposta da SME, sempre preocupada com a melhoria da educação. “Precisamos nos estruturar enquanto rede para desenvolver o trabalho de fato efetivo, percebemos a riqueza que o instrumento tem, principalmente nesse processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC),” afirmou o secretário.

Esse estudo é realizado por meio da aplicação de instrumentos que mensurem a qualidade da Educação Infantil em conjunto de municípios visando à caracterização nacional da qualidade dos contextos de aprendizagem para a partir deste diagnóstico, inspirar políticas públicas para esta etapa da Educação Básica. No Brasil este estudo é realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), em parceria com o Laboratório de Estudo e Pesquisa em Economia Social da USP (Lepes).

O coordenador do Lepes, Daniel Domingues dos Santos, falou sobre a importância da ação que coloca a educação infantil em evidência. “É um bom momento para discutir a qualidade da educação infantil, vamos fazer visitas às escolas de até quatro horas, observando as práticas pedagógicas, espaços, atividades e, depois disso, vamos fazer uma devolutiva para a cidade de como estão essas condições”, declarou Daniel.

A gerente da Educação Infantil, Eneida Amorim, ressaltou a satisfação de ter o município de Goiânia escolhido para participar desse estudo que possui um enorme significado para a Educação. “Esse estudo vai apresentar quais são as tendências, o que tem sido feito com a Educação Infantil e como pode nos ajudar a melhorar esse trabalho, para que as crianças tenham de forma satisfatória uma promoção no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento”, concluiu.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Aline Cavalcanti