Educação reorganiza atendimento em período integral

Secretaria oferece formação a professores para atividades ampliadoras como clube de leitura, tecnologias digitais e iniciação em pesquisa

Publicado em: 29 de janeiro de 2020 às 09:07 | última atualização: 29 de janeiro de 2020 às 09:07

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), reorganizou o atendimento pedagógico das escolas de tempo integral, baseados nas diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No novo modelo, foram adicionadas atividades ampliadoras dentro do currículo educacional.

No ensino integral, as atividades ampliadoras servirão para atender todos os educandos, com abordagem diferenciada no contraturno das aulas de conteúdos regulares. Clube de Leitura, Tecnologias Digitais, Arte e Movimento, Construções Matemáticas e Iniciação a Pesquisa serão as ações desenvolvidas.

O componente de tecnologias digitais tem como objetivo viabilizar a comunicação, o uso das mídias e a cultura digital e tecnológica, proporcionando aos educandos a utilização da tecnologia com informações diversificadas. A iniciação a pesquisa objetiva trabalhar grandes temas com métodos científicos – observação, formulação de problemas, levantamento de hipóteses, investigação, análise e conclusão.

As atividades ampliadoras começarão desde o início do ano letivo, previsto para o dia 3 de fevereiro nas escolas. Nesta semana de planejamento nas instituições, os professores responsáveis por desenvolver esta prática passarão por formações, oferecidas pela SME, para atender corretamente à proposta. As atividades terão duração de duas horas diárias.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte
Crédito: Arquivo SME