Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Educação

Educação leva atividades de inclusão para 27º Mutirão

Pasta foca as atenções no atendimento às crianças com necessidades especiais, com oficinas e jogos inclusivos nos estandes

Publicado em: 13 de setembro de 2019 às 16:29 | última atualização: 16 de setembro de 2019 às 11:15

Na manhã deste sábado, 14/9, a Prefeitura de Goiânia realiza a 27ª edição do Mutirão da Prefeitura, desta vez no Parque Atheneu, região Leste da Capital. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) leva para a população atividades inclusivas voltadas para crianças com necessidades especiais.

Na proposta, estão oficinas e jogos pedagógicos que auxiliam no desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, afetivas, emocionais e sociais trabalhando a concentração, atenção, memória, raciocínio, autocontrole, autonomia, tolerância à frustração das crianças, semelhante ao que ocorre na sala de recursos das instituições. A inclusão também contempla os adultos que tenham deficiência auditiva, física, intelectual, visual e/ou múltipla, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento.

Além disso, o projeto Horta Escolar também integra os serviços no Parque Atheneu. Com o programa Reciclar é Legal, a SME distribui mudas de hortaliças em troca de resíduos sólidos, como latas de alumínio e garrafas pet. Ao todo, cerca de 3,5 mudas serão distribuídas nos dois dias de evento, entre elas alface, acelga, pimenta, couve e jiló. Fechando os serviços oferecidos no estande, está o atendimento de matrículas, no qual os responsáveis podem consultas vagas e realizar inscrições na rede municipal de ensino.

Escola Viva

Nesta edição do Mutirão, a SME liberou recursos do Programa Escola Viva para 15 instituições da região. São os Cmei Atheneu Dom Bosco, Colemar Natal e Silva, Deputado Solon Batista do Amaral, Jardim Mariliza, Parque Atheneu, Governador Olinto de Paula Leite e Vila Legionárias e as escolas municipais Ana das Neves de Freitas, Jalles Machado de Siqueira, José Alves Vila Nova, Maria Araújo de Freitas, Padre Zezinho, Professora Amélia Fernandes Martins, Sebastião Arantes e Zevera Andrea Vecci.

O Escola Viva prevê a manutenção predial constante das unidades de ensino da rede municipal, com reparos de troca de telhado, pintura e limpeza gerais, revisões elétricas e hidráulicas, entre outros. Somente no primeiro semestre, a Prefeitura de Goiânia investiu 2,5 milhões de reais em infraestrutura com o Programa, atendendo 141 instituições.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte