Controladoria

Controladoria encerra curso de capacitação sobre PAR

Evento foi realizado no Paço Municipal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU)

Publicado em: 29 de novembro de 2019 às 17:24 | última atualização: 29 de novembro de 2019 às 17:24

A Controladoria-Geral do Município de Goiânia encerrou nesta sexta-feira (29/11)
o curso sobre o Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) destinado a funcionários municipais. A capacitação durou dois dias e contou com palestras ministradas pelo corregedor-geral da União, Gilberto Walter, e dos auditores federais de Finanças e Controle Darso Teixeira Coimbra e Antônio Augusto.

O curso abordou a demonstração das esferas de responsabilização, princípios aplicáveis ao PAR, estrutura da responsabilização, autoridades competentes, competência da CGU, juízo de admissibilidade, investigação preliminar, agentes do ato lesivo, conceituação da responsabilização, atos lesivos, fases do PAR, acordo de leniência e diretrizes de integridade.

Segundo o controlador-geral do Município, Juliano Bezerra, o evento serviu para trocar experiências sobre a adoção de boas práticas para a prevenção, detecção e apuração das irregularidades na administração pública. "Estamos capacitanto o servidor municipal para essa novidade que está em curso no Brasil inteiro que são os prodessos administrativos de responsabilidade. Goiânia tem um decreto que regulamenta o PAR e agora estamos aprimorando no combate à corrupção e às irregularidades", falou.

O curso, realizado no sexto andar do Paço municipal, foi realizado em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).

Dr Gilberto Waller, juntamente com a corregedora Geral do Município, Denise Le Senechal

Valéria Almeida, da Diretoria de Jornalismo