Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Manutenção Urbana

Comurg alerta para descarte correto de lixo no Carnaval

Prefeitura manterá equipes de plantão neste período carnavalesco em que a produção de lixo aumenta 10% e pode prejudicar a coleta diária, entupir bueiros e ainda provocar enchentes

Publicado em: 13 de fevereiro de 2020 às 15:51 | última atualização: 13 de fevereiro de 2020 às 15:51

A Prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), manterá equipes de limpeza em estado de alerta neste período de Carnaval. Os trabalhadores tiveram orientação para dar atenção especial aos locais onde terá maior concentração de bailes e blocos na rua, locais onde normalmente ocorre maior acúmulo de sujeira. A medida estratégica de limpeza é mais uma forma de ação preventiva da Prefeitura para evitar alagamentos na cidade nesses dias chuvosos.

Para diminuir a sujeira, nos pontos por onde passarão os foliões, haverá equipes de limpeza para acompanhar a programação. Os agentes estarão de plantão nas imediações da Avenida Ricardo Paranhos enquanto acontecem os festejos. Neste ano, há uma atenção especial na região da Avenida 85, que será local de concentração pela primeira vez.

O local já conta com 30 lixeiras e estão sendo instaladas mais 26 unidades para que o folião jogue o resíduo no local adequado. Ainda haverá equipes espalhadas por outros pontos que receberão maior aglomeração de pessoas e que, consequentemente, vão gerar mais lixo.

Geralmente essa movimentação mais densa acontece na região Central e Sul, como Avenida Circular, no Setor Pedro Ludovico; Avenida 85 e Avenida T-11, no Setor Bueno. Outros pontos que merecem atenção na limpeza são Setor Leste Universitário, imediações da 5ª avenida e Avenida Universitária. As equipes da Comurg farão monitoramento para manter o asseio e conservação das vias.

Aumento de 10% de sujeira gerada durante carnaval

A prefeitura de Goiânia alerta que o aumento e o descarte irregular no período de Carnaval podem colaborar para entupimentos dos bueiros da cidade. Segundo informações da Comurg, neste período de festas há o aumento significativo no volume de descarte irregular. No mesmo período do ano passado o volume aumentou 10% após as atividades carnavalescas.

O presidente da Comurg, Aristóteles de Paula, acredita que a sujeira deixada pelos foliões é um dos maiores problemas para a limpeza urbana no pós-feriado. “As latas de alumínio, garrafas de vidro, copos plásticos e panfletos de divulgação são facilmente encontrados nas ruas, entupindo bueiros e aumentando o risco de enchentes”.

Para que não aconteçam problemas inesperados por conta do mau acondicionamento e descarte irregular de lixo pela cidade, a orientação da Comurg é que os foliões cooperem, gerando menos lixo e fazendo descarte correto, considerando que aumento gera impactos na coleta e varrição, que ficam sobrecarregados.

Aristóteles orienta que uma boa dica é o uso de embalagens retornáveis, aliado à redução de desperdício de comida e de bebida. “Queremos que o cidadão aproveite as festas e as folias das ruas, mas que também ajude a cuidar da cidade, que é responsabilidade de todos”, diz.

Silvio Sous, da editoria de Urbanização