Começam as obras do complexo viário da Jamel Cecílio

Intervenções que visam destravar o trânsito em um dos locais mais complicados da cidade têm início neste sábado e devem durar 15 meses

Publicado em: 13 de setembro de 2019 às 11:37 | última atualização: 13 de setembro de 2019 às 11:37

O Prefeito Iris Rezende lançou nesta sexta-feira, 13, as obras do complexo viário no cruzamento das avenidas Jamel Cecílio, Marginal Botafogo e Leopoldo de Bulhões, que visa destravar o trânsito problemático existente no local, eliminando o semáforo de três tempos. Para que a mobilidade seja menos impactada possivel durante esse período, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) instalou desvios na região.

'Estamos aqui dando início a uma obra das mais importantes para Goiânia. Essas questões de trânsito, com o aumento admirável de veículos na cidade, vão se solucionando com obras como esta. Hoje é aqui, amanhã em outras regiões', disse o prefeito durante a solenidade de lançamento das obras.

Sob a responsabilidade da Loctec Engenharia Ltda, a obra que custará ao tesouro municipal R$ 26 milhões prevê modificações semelhantes às que foram realizadas na Avenida 85 com a T-63, com elevado, rotatória e trincheira. A Avenida Jamel Cecílio passará pelo elevado. Uma rotatória será construída na altura da Alameda Leopoldo de Bulhões. Por baixo das duas estará o percurso da Marginal Botafogo, cujo prolongamento já está em andamento. O trânsito vai fluir para todos os lados, sem interferência de sinaleiro.

Ao lado do viaduto será erguido um monumento em estrutura metálica de uma mão como se estivesse dedilhando um violão, representando, simbolicamente, o traçado da obra, sendo o elevado o braço e a rotatória, a boca do instrumento.

Sobre os transtornos que os motoristas, comerciantes e moradores terão que enfrentar durante esse período, Iris Rezende pediu compreensão e lembrou que no início é complicado, mas que depois 'as coisas vão se ajeitando'. 'Sempre contei e vou continuar contando com a compreensão da população, dos empresários, dos comerciantes, dos trabalhadores, porque uma obra como esta traz dificuldades durante a construção', ressaltou, garantindo que o complexo viário, por onde passam cerca de 140 mil veículos diariamente, será entregue dentro do prazo previsto de 15 meses.

Desvios no Trânsito
Para melhorar a movimentação de veículos e pedestres durante a construção do Complexo Viário da Av. Deputado Jamel Cecílio, a SMT implantou seis desvios na região. Foram criadas rotas nos quatro sentidos: Alameda Leopoldo Bulhões – Marginal Botafogo e vice versa; e Avenida 136 - BR 153, passando pelo Shopping Flamboyant, e vice-versa.

Agentes da SMT estão distribuindo panfletos explicativos sobre os desvios e todas as rotas alternativas estão sendo sinalizadas. Nos primeiros dias, agentes de trânsito também estarão no local paraz orientar os motoristas.

Clique aqui para conhecer as rotas alternativas.

Transporte Coletivo
A partir deste sábado, 14/09, seis linhas do transporte coletivo que passam pelo cruzamento da Avenida Jamel Cecílio, Alameda Marginal Botafogo e Leopoldo de Bulhões terão seus trajetos desviados: A linha 020- Terminal Garavelo/Terminal Praça da Bíblia- via Terminal Isidória; linha 023- Terminal Praça A/ Praça do Cruzeiro/ Flamboyant; A 026, que opera Terminal Bandeiras/Flamboyant- via T-10; A linha 185- Terminal Isidória/Avenida E/PUC; linha 283- Terminal Senador Canedo/GO/Flamboyant; e linha Expressa 612, que faz a ligação entre os terminais Garavelo e Praça da Bíblia.

Confira aqui as mudanças do transporte coletivo

Valéria Almeida, da Diretoria de Jornalismo
Fotos: Jackson Rodrigues e Paulo José