Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Governo e Administração

Com obras retomadas, Goiânia recebe programa nacional sobre o tema

Solenidade contou com a presença do prefeito Iris Rezende, presidente do STF e governador

Publicado em: 17 de fevereiro de 2020 às 11:10 | última atualização: 17 de fevereiro de 2020 às 16:35

Em evento sobre retomada de obras em todo país, realizado nesta segunda-feira (17/2) no Centro Cultural Oscar Niemayer (CCON), o prefeito Iris Rezende falou sobre o trabalho que a atual gestão vem fazendo para a retomada de todas as obras municipais que estavam paralisadas. Desde grandes empreendimentos, como o BRT, até Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), alguns já foram entregues ou estão em andamento, e todos sendo reiniciados até o fim deste ano.

Nesta primeira etapa do programa Destrava Brasil, 47 municípios goianos serão beneficiados. Goiânia não está na lista porque não há projetos de creches paralisados na capital.

Com o andamento do Destrava Brasil pendências serão resolvidas, investimentos serão retomados. Todas as obras paralisadas no Executivo, no Legislativo, nos Tribunais de Contas ou no Judiciário serão identificadas para que se possa viabilizar soluções.

Em Goiânia, dezenas de obras  foram retomadas, iniciadas e novos projetos já estão prontos para este ano. Um dos compromissos firmados pelo prefeito também já foi iniciado: a pavimentação de todas as ruas. “Esses bairros que nós estamos pavimentando surgiram depois da minha última gestão, que terminou em 2010. Sei a falta que faz o asfalto em uma rua ou em um bairro. Não é favor não, o povo paga imposto é para isso. E com a experiência que eu tenho eu não vou deixar de cumprir o meu dever”, reforça o prefeito.

Cmeis

Iris lembrou ainda da retomada das obras de 11 Cmeis que estavam paralisados desde a gestão anterior, são eles: Buena Vista III, Jardins Cerrado IV, Grande Retiro, Jardim Real, Solar Ville, Center Ville, Residencial Mendanha, Bairro Floresta, Parque Atheneu II, Vila Santa Helena e Jardins do Cerrado VII. Todos foram licitados e serão entregues ainda neste ano.

Outro projeto apontado pelo prefeito foi o BRT Norte-Sul cuja construção foi acelerada. Pontos críticos ao trânsito ao longo da via estão em processo de conclusão. As regiões da Rodoviária de Goiânia e da Avenida Goiás Norte com a Avenida Nerópolis, no Balneário, foram priorizadas. Nestes locais, os canteiros funcionam até nas madrugadas.

Destaque também para a continuação da Avenida Leste-Oeste cujos trabalhos estão concentrados no trecho do sentido leste, que se estende por 8,1 quilômetros. O trajeto liga a Rua 74, no Setor Central, até a Avenida das Cerâmicas, na GO-403, que dá acesso a Senador Canedo, na Região Metropolitana da capital. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2020.

Na Saúde, o prefeito  Iris Rezende lembrou o Hospital e Maternidade Maria Célia Câmara (Maternidade Oeste) em fase de conclusão, que será inaugurado neste semestre. A unidade de saúde terá capacidade para realizar 800 partos por mês.

O programa Destrava Brasil foi proposto pelo Comitê Executivo Nacional para Apoio à Solução das Obras Paralisadas, que reúne: Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério da Infraestrutura, Controladoria Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Além do prefeito Iris Rezende a cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Augusto Aras, governador de Goiás, Ronaldo Caiado e prefeitos do interior do estado.

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo.