Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Educação

Alunos da rede municipal realizam provas do Saeb

Provas começaram a ser aplicadas no dia 4 e vão até o dia 14 de novembro. Educação municipal obteve bons resultados na última avaliação, demonstrando melhora no ensino público da capital

Publicado em: 12 de novembro de 2019 às 11:08 | última atualização: 12 de novembro de 2019 às 11:54

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), realiza a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 a seus alunos no período de 4 de novembro a 14 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pelo exame, do qual participam 73 mil escolas de todo o país. Ao todo, 7 milhões de estudantes da educação básica, de 244 mil turmas, fazem a prova.

O Saeb é aplicado a cada dois anos e permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O exame também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais.

Crescimento
Os números alcançados em 2017 colocam Goiânia em patamar de crescimento acima da média para o ensino público municipal, visto que superou as metas projetadas pelo MEC para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Na última avaliação, 82 escolas municipais alcançaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A análise dos dados demonstra que 72% das instituições alcançaram o índice projetado nas metas para aquele ano. O crescimento da educação municipal de Goiânia é resultado de investimentos em formação continuada, planejamento pedagógico, valorização dos profissionais e reestruturação física das escolas.

Na edição de 2019, o Inep implementa algumas inovações na realização do Saeb: uma amostra de estudantes do 9º ano de escolas públicas realizam testes de ciências da natureza e ciências humanas. Alunos do 2º ano do ensino fundamental, que também participarão do Saeb pela primeira vez, de forma amostral.

As avaliações de Português e Matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental do Município. O Ideb é um indicador educacional que considera informações de rendimento escolar, taxa de aprovação e desempenho em exames padronizados nacionalmente, como a Prova Brasil e o Saeb.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte com informações do Inep