Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Cultura

Abertura do FestCine reúne artistas

Festival acontece no Cine Goiânia Ouro, com duas sessões diárias e entrada gratuita

Publicado em: 24 de setembro de 2019 às 10:39 | última atualização: 24 de setembro de 2019 às 11:41

O evento de abertura do 9º Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia (FestCine), realizado na noite de segunda-feira (23/9) no Cine Goiânia Ouro, reuniu artistas de renome nacional, como a cineasta Tizuka Yamazaki e a atriz Ingra Liberato, curadoras do evento. Promovido pela Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o festival homenageia neste ano, in memorian, ao crítico Rubens Ewald Filho e ao cineasta Luiz Cam.

Ao dar as boas vindas aos presentes, o secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno ressaltou a importância e a satisfação em realizar mais uma edição do festival na Capital. “É uma honra para a nós, Prefeitura de Goiânia, promover um festival como o FestCine, que nesta edição está valorizando as produções goianas. A linguagem audiovisual é importantíssima para documentar, divertir, informar e, principalmente, para difundir o talento dos goianienses. São produções muito ricas e variadas, que foram selecionadas por ótimas referências do cinema brasileiro, como a Tizuka e a Ingra”, ressaltou.

O filme exibido na abertura foi “Encantados”, de Tizuka Yamazaki. O longa, que conta uma história de amor mística e encantadora, que se passa na Ilha do Marajó, foi aplaudido ao fim da sessão. Para a cineasta, um prazer estar em Goiânia mais uma vez. “Uma cidade que eu tenho grande apreço e carinho. Cidade que há muitos anos vem investindo e divulgado o cinema brasileiro através de festivais e cursos. Isso é muito importante, não apenas para nós, que somos produtores e diretores de filmes, mas também para a plateia local, para as crianças e público em geral, para que tenham uma noção do que é o audiovisual brasileiro. Eventos como este, locais, são muito importantes para que o público tenha acesso a produções muito ricas”, afirmou.

Para a atriz Ingra Liberato, promover o cinema é um desafio, mas uma conquista ao mesmo tempo. “É desafiador, estamos vivendo o momento de construir um mundo novo nas relações humanas, e no cinema não é diferente. Quero agradecer o convite e, mais uma vez, dizer que foi muito difícil fazer a curadoria porque os filmes eram muito bons. Tive que ver, rever e foi dificílimo escolher. Alguns que não foram escolhidos mereciam estar aqui. Foi a primeira vez que fiz curadoria e amei fazer. Me senti muito honrada em fazer este trabalho e estou muito feliz em estar aqui em Goiânia mais uma vez, em mais um festival”, pontuou.

Programação
A programação do FestCine segue até dia 30 de setembro com duas sessões diárias, uma 19h30, e outra às 21h30, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. No total serão exibidos 22 filmes, entre longas e curtas. “A expectativa é a melhor possível. Realizamos o festival com o objetivo de democratizar o cinema, reconhecer e valorizar o potencial da produção cinematográfica goiana, bem como incentivar as novas gerações, mostrando que o encanto do mundo audiovisual. Todos estão convidados para os próximos dias de evento. É o cinema fazendo história em Goiânia”, declarou a diretora e produtora executiva do FestCine, Débora Torres.

Para mais informações sobre a programação completa do FestCine acesse: www.festcine.goiania.br

Lívia Máximo, editoria de Cultura