A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) dará as boas-vindas a novos médicos residentes na segunda-feira (02/03), às 8h, no Salão Nobre do Paço Municipal. Ao todo, serão recepcionados 26 profissionais participantes dos Programas de Residência Médica desenvolvidos nas unidades da SMS nas seguintes especialidades: mastologia, neonatologia, pediatria, ginecologia e em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC), que está sendo oferecido pela SMS pela primeira vez.

Para a secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, a nova modalidade de residência é uma grande conquista para a saúde na capital, pois vai formar médicos para atendimento nas unidades básicas de saúde. “É uma especialidade que engloba a prestação de cuidados personalizados e continuados a indivíduos e famílias de uma determinada população, independentemente de idade, sexo ou problema de saúde. É realmente algo para se comemorar”, enfatiza a secretária.

O PRMMFC/SMS está de acordo com a Resolução do Ministério da Educação Nº 01 de 25 de maio de 2015, que regulamenta os requisitos mínimos dos programas de residência e consiste em uma modalidade de ensino de pós graduação latu sensu, destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, e se caracteriza por treinamento em serviço.

O programa possui o objetivo de formar profissionais com competência para atuar na atenção primária à saúde (APS), que é parte importante da Área de Atenção à Saúde (RAS). A assistência às famílias e comunidade é feita em consonância com o meio ambiente, com o comprometimento da construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) tendo por base os princípios da vigilância em saúde, da ética médica e o modelo de atenção da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O curso tem a duração de dois anos e a cada ano serão incluídos nove novos residentes. Assim, em março de 2021, a SMS contará com 18 residentes nesta modalidade – nove entram agora e nove no início do segundo ano. Todos os residentes receberão bolsa financiada pelos Ministérios da Educação e Saúde para desenvolverem as atividades teóricas e práticas com carga horária de 60 horas semanais.

Serviço:

Assunto: Secretaria Municipal de Saúde acolhe novos médicos residentes
Data: 02 de março de 2020 (segunda-feira)
Horário: 8:00
Local: 6º andar, Paço Municipal, Av. do Cerrado, Park Lozandes

Maria Alice Coelho, da Escola Municipal de Saúde Pública, e Sirlene Mendonça, da Editoria de Saúde