Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Mulher

Secretaria da Mulher comemora oito anos de atuação

Além de atividades de enfrentamento à violência contra a mulher, a pasta possui ações direcionadas a inserção da mulher no mercado de trabalho, informação sobre os seus direitos e conscientização do seu papel na sociedade

Publicado em: 22 de novembro de 2019 às 14:29 | última atualização: 22 de novembro de 2019 às 14:29

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) completa no domingo (24/11) oito anos de ação em defesa das vítimas de violência doméstica. Desde sua criação, a secretaria tem desenvolvido projetos, campanhas e  ações para a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, além de atuar na articulação com outros órgãos da administração e com a sociedade civil, visando promover a proteção na perspectiva de gênero e a incorporação nas demais políticas públicas.

Instituída oficialmente pela Lei Complementar nº 221/2011, no dia 24 de novembro de 2011, a Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres foi criada com o objetivo de elaborar, fiscalizar e implementar políticas públicas que proporcionem qualidade de vida às mulheres da capital e redução da desigualdade de gênero. Após sua criação, a SMPM integrou-se a estrutura da administração municipal, depois de 17 anos funcionando como Assessoria Especial.

Para a titular da pasta, Ana Carolina Almeida, a Secretaria da Mulher foi um importante passo na construção de uma política de gênero sólida e permanente. “Queremos intensificar ainda mais ações para assegurar o empoderamento e o empreendedorismo como forma de dar dignidade e autonomia a todas as goianienses em situação de vulnerabilidade social.”

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) está localizada na Rua 16-A, nº 350, Setor Aeroporto, Goiânia – GO. Para saber informações sobre as atividades, projetos e cursos desta pasta, acesse: Facebook  Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres - Instagram @Secretaria_Mulher ou pelo telefone 3524-2933 / 3524-2934.

Serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher
Casa Abrigo Sempre Viva - serviço de acolhimento institucional para mulheres vítimas de violência doméstica ou nas relações íntimas de afeto com o risco de morte, bem como de seus dependentes. Além de abrigar mulheres e filhos, a casa oferece atendimentos psicológicos, acompanhamentos na área da saúde, educação e encaminhamento para curso de qualificação profissional, serviços para obtenção de documentação e passagens de retorno as suas cidades de origem. A equipe interdisciplinar ainda faz o acompanhamento de mulheres que já adquiriram autonomia emocional e financeira e já foram desligadas da casa abrigo.

Centro de Referência de Atendimento à Mulher Cora Coralina - serviço que oferta atendimento e acompanhamento interdisciplinar (social, psicológico e de orientação jurídica) às mulheres em situação de violência de gênero.

Rodas de Conversas para mulheres em situação de vulnerabilidade e/ou risco social com temas sobre Saúde da Mulher, Violência Doméstica e Familiar e Reciclagem.

Cursos de qualificação profissional - com o objetivo de incentivar o empreendedorismo das mulheres e a autonomia econômica, o órgão disponibiliza cursos de qualificação profissional. Em 2019, por meio do convênio “Mulher, Trabalho e Cidadania” com o Governo Federal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foram oferecidos os seguintes cursos: Assentamento de Cerâmica, Panificação, Modelagem Industrial para Jeans, Corte de Tecidos para Confecção de Roupas e Costura industrial.

Roberta Amorelli, da Secretaria da Mulher