Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Infraestrutura

Prefeitura vai intensificar operação tapa-buraco

Com a assinatura de decreto que deve ocorrer até o fim deste mês, a Seinfra criará um segundo turno para agilizar os serviços

Publicado em: 10 de janeiro de 2020 às 16:31 | última atualização: 10 de janeiro de 2020 às 16:31

O Prefeito Iris Rezende deverá assinar até o fim deste mês decreto que aumenta de 32h para 60h extras mensais, por servidor, na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. A medida visa reforçar a operação tapa-buracos nos dias de sábado, domingo e feriados.

Desde outubro do ano passado, a gestão municipal vem enfrentando dificuldades para a realização das operações, pois o fornecimento da massa asfáltica (CBUQ) é irregular, o que dificulta o serviço. Por conta disso, a Seinfra está trabalhando para rescindir unilateralmente o contrato com a empresa JF Comercial e Industrial, que venceu a licitação para o fornecimento da massa, mas não vem cumprindo o contrato de acordo com a necessidade e urgência do problema. Com isso, a Prefeitura deverá realizar uma nova licitação de forma emergencial.

Em dezembro do ano passado foram fechados 19.725 buracos – 657/dia – nas ruas da cidade, mais de cinco mil em relação ao mês de novembro, que foi de 14.049 – 468/dia. Durante todo o ano de 2019 foram fechados 192.739 – 536/dia. Além dos buracos, foram executados também o fechamento de 2.981,92 m² de cortes no asfalto, ocasionados pela Saneago para realizar serviços na rede de água e esgoto. Os dois serviços consumiram 18.424,17 toneladas de massa asfáltica e R$ 5.292.500,00, somente com estes produtos.

Por meio da Seinfra, a Prefeitura mantém diariamente 15 equipes trabalhando na manutenção das ruas e limpeza dos dispositivos da rede de drenagem e dos cursos d’água da cidade. As solicitações de serviço são encaminhadas por meio dos canais de atendimento: WhatsApp, aplicativo Prefeitura 24 horas, telefones e pelo próprio site da secretaria. A programação é feita com base nessas solicitações e a previsão para execução do serviço é de até 30 dias úteis.

Reconstrução de ruas

Mesmo com o reforço na operação tapa-buracos e a criação de mais um turno para agilizar os serviços, a Prefeitura entende que o problema dos buracos nas ruas de Goiânia só será solucionado definitivamente com o programa de reconstrução da pavimentação asfáltica de 630 km de ruas, avenidas e trechos de vias em 110 bairros de todas as regiões da cidade, que está em licitação. A expectativa é concluir o processo e iniciar os serviços ainda nesse primeiro semestre do ano.

“O asfalto de Goiânia é muito antigo. Em algumas ruas têm mais de 60 anos e já passaram por recapeamentos, mas a vida útil já se esvaiu há muito tempo, outras estão tomadas por buracos, onde realizamos operação diariamente e o serviço não dura muito. Então, com o programa de reconstrução das vias, teremos praticamente outra malha viária na Capital que promoverá um trânsito mais seguro, maior fluidez e melhor a mobilidade para os motoristas, além de economia para os cofres do município”, explica.

Usina de Asfalto

Outra alternativa para solucionar os problemas é a produção própria, a partir da usina da Prefeitura, que deverá ser inaugurada ainda este mês, com capacidade de produção de 60 toneladas/hora, tornando a administração autossuficiente em massa asfáltica

Canais de atendimento

Telefones: 3524-8363 / 8373

WhatsApp: 98493-7229

Aplicativo Prefeitura 24h

Site: https://www12.goiania.go.gov.br/seinfra/servicos

Nara Serra, da editoria de Infraestrutura