Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Saúde

Prefeitura transformará Cais em UPA no setor Chácara do Governador

Ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira (7/1) para obras de reforma e ampliação durante 120 dias

Publicado em: 07 de janeiro de 2020 às 12:15 | última atualização: 07 de janeiro de 2020 às 12:16

O prefeito Iris Rezende assinou na manhã desta terça-feira (7/1) a ordem de serviço para reforma e ampliação do Cais Chácara do Governador. A unidade será transformada em UPA Porte 2, que atenderá casos de baixa e média complexidade na Saúde.

As outras duas UPAs existentes em Goiânia, a Itaipu e a Noroeste, são de Porte 3, com estrutura para atendimentos de média e alta complexidades. Além da melhoria geral na estrutura, com a obra o número de consultórios passará de três para cinco e o número de leitos na sala de reanimação de um para três. 

A unidade também ganhará sala de isolamento e passará de 1.459 metros para 1.944m2 em área construída.  O Cais Chácara do Governador foi inaugurado em dezembro de 2004. Em 2005, por determinação do prefeito Iris Rezende, começou a funcionar 24 horas.

Até as obras, o Cais realizava uma média de 200 atendimentos de emergência por dia e 100 na parte de ambulatório nas especialidades médicas de ginecologia, urologia, dermatologia e alergia. O Cais também possui serviços de psicologia, fonoaudiologia e odontologia e com a ampliação passará a ter também ortopedia e pediatria. 

Para a realização da obra, prevista para ser concluída em 120 dias, os serviços oferecidos no local e os 256 servidores foram transferidos para outras unidades de Saúde, como Cais Vila Nova, UPA Novo Mundo e o Cais Amendoeiras. 

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, vistoriou as obras e comentou em entrevista a veículos de comunicação, que desde que assumiu a gestão a ordem é reformar, modernizar e ampliar unidades de Saúde e Educação de acordo com a demanda da região atendida. 

"O Cais Chácara do Governador fica numa região com mais de 100 mil pessoas, vimos a necessidade de ampliar e melhorar o atendimento para que atenda a população com melhores condições e qualidade", destaca o prefeito.

De acordo com a secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, o primeiro benefício para a população é a estrutura física adequada de acordo com as normativas do Ministério da Saúde, que prevê, entre outras medidas, uma maior distância entre os leitos, aumentando, assim, a segurança dos pacientes. 

“Além de todas as mudanças que faremos aqui, vamos manter todas as especialidades do ambulatório do Cais que são ginecologia, urologia, alergia, odontologia, fonoaudiologia e psicologia, ou seja, estamos fazendo o melhor para o paciente e também para os funcionários”, ressaltou. 

Dona Margarida Francisca de Abreu fez questão de acompanhar a assinatura da ordem de serviço. Moradora da região e usuária do Cais, ela comemora a reforma. “O Cais já era bom, sempre fui bem atendida aqui, agora com a reforma vai ficar melhor ainda. Estou muito contente com o que estou vendo aqui”.

Luciano Joka, da Diretoria de Jornalismo