Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Infraestrutura

Prefeitura inaugura Trincheira da Rua 90 e tráfego é liberado para veículos

Obra faz parte do sistema do BRT e beneficia o trânsito no cruzamento que era considerado um dos gargalos na capital

Publicado em: 06 de dezembro de 2019 às 20:04 | última atualização: 06 de dezembro de 2019 às 20:04

Uma grande festa, com a presença do prefeito Iris Rezende e do governador Ronaldo Caiado, marcou a inauguração da trincheira da Rua 90, no Setor Sul, nesta sexta-feira (6/12). A solenidade, que liberou as pistas para o tráfego de veículos, contou também com a participação de lojistas e moradores da região.

Parte integrante do sistema do BRT, o complexo da trincheira se completa com os dois viadutos na Avenida 136 e se torna elemento fundamental para melhorar a mobilidade urbana das regiões Central e Sul da cidade, no cruzamento onde transitam diariamente mais de 100 mil veículos particulares e mais de 120 mil usuários do transporte público.  

"A cidade toda sabe, quando assumimos a prefeitura essa obra (BRT) estava paralisada há mais de um ano porque a Prefeitura não conseguia pagar a contrapartida. Colocamos a casa em ordem, reiniciamos a obra e hoje estamos inaugurando o trecho que é o mais complexo, que vem atender já de imediato a questão do trânsito aqui na região. Vamos dar continuidade à obra e lutar para que até o final do próximo ano nós estejamos entregando a obra toda, lá do Norte ao Sul da cidade, disse o prefeito Iris Rezende durante a inauguração. "O ritmo é esse, colocamos a casa em ordem e agora não paramos mais" , completou. 

O secretário municipal de Infraestrutura, Dolzonan Matos, reafirmou a qualidade da obra: "É uma obra que foi feita dentro da mais alta tecnologia, com concreto de qualidade para somar na melhoria da mobilidade de Goiânia", disse, lembrando que Prefeitura está revitalizando toda a Rua 90, com calçadas acessíveis, plantio de gramas e palmeiras, nova iluminação e nova sinalização de trânsito. 

O governador Ronaldo Caiado destacou a experiência do prefeito para sanear as finanças da administração municipal e fazer as obras que a cidade precisa. "O Iris, com a competência e experiência que tem, já saiu das dificuldades e agora já está conseguindo colocar a máquina para girar. Já imaginou ver o que vai ser isso aqui daqui uns dias, quando nós vamos ter esse BRT, a facilidade que vai ser o transporte e o trânsito aqui?", ressaltou.

A trincheira possui 350 m de comprimento, 7,20 m de profundidade, 18 m de largura de pista de rolamento e aproximadamente 4.000 m² de paredes em placas de concreto pré-moldado com pintura antipichação. A construção consumiu 2.800 m³ de concreto e aproximadamente 315 toneladas de perfis metálicos. A construção do empreendimento contou com mão de obra de cerca de 450 trabalhadores.

Os dois viadutos foram construídos em concreto protendido, técnica que evita fissuras e reduz a possibilidade de corrosão do aço e da deterioração do concreto, além de oferecer à estrutura uma maior capacidade para suportar cargas móveis, choque, vibração e vencer grandes vãos. Foram utilizados 480 m³ de concreto para a construção dos dois viadutos.

O empreendimento recebeu o nome de Complexo Viário Conselheiro Sodino Vieira em homenagem ao ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, falecido em 24 de novembro de 2013.

Valéria Almeida, da Diretoria de Jornalismo, e Nara Serra, da editoria de Infraestrutura e Serviços PúblicosFotos: Jackson Rodrigues e Paulo José