A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), entregou nesta sexta-feira (13/12) o prêmio para  ”Talentos na Ciência e Tecnologia em Goiânia”. A solenidade, realizada no auditório do Senac Cora Coralina, contou com a participação de várias autoridades. 

A iniciativa é uma parceria entre a Sedetec e o Senac e tem como objetivo homenagear pesquisadores atuantes na capital que se destacam na ciência e contribuem para sua evolução. 

Ao todo, 29 prêmios foram entregues às pessoas que durante o ano se destacaram pelo trabalho na sua área de atuação em benefício da ciência e/ou da tecnologia. A premiação foi dividida em duas subcategorias: 17 alunos foram reconhecidas através do prêmio “Aluno Talento do Ano na Ciência e Tecnologia (ATA)”; e 12 profissionais na subcategoria “Profissional Talento do Ano na Ciência e Tecnologia (PTA)”.

Segundo o titular da Sedetec, Celso Camilo, essa premiação é importante porque possibilita um reconhecimento aos pesquisadores. “ A população precisa ter referências positivas e esse reconhecimento apresenta as pessoas que contribuem com o desenvolvimento da ciência e promovem a qualidade de vida aos cidadãos goianienses”, disse. 

Aluna premiada no evento, Bruna Miranda falou sobre sua participação. “Acho muito importante porque incentiva a pesquisa dentro da faculdade. Eu, por exemplo, estou no segundo ano de iniciação científica e é a segunda vez que recebo o prêmio. Para os alunos que estão ingressando na faculdade também é muito importante, porque muitos não tem conhecimento da necessidade da pesquisa”, explicou. 

O diretor geral do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, elogiou a proximidade e atenção  que essa gestão tem proporcionado ao ensino e a ciência no município. “A gestão do prefeito Iris Rezende têm feito um belíssimo trabalho de trazer as universidades para a discussão da importância da participação da sociedade no desenvolvimento da tecnologia”, afirmou. 

Dentre os premiados na categoria profissional, esteve o  professor da Universidade Federal de Goiás Wendel Crouto. “É extremamente gratificante essa premiação para valorizar e popularizar o que tem sido feito na universidade, de modo que a sociedade tenha um conhecimento mais amplo dos avanços conquistados a partir do ensino de qualidade”, disse. 

Categoria “Profissional Talento do Ano na Ciência e Tecnologia”
Prof. Aparecido Divino da Cruz (PUC Goiás)
Profa. Daniela Sacramento Zanini (PUC Goiás)
Prof. Marcos Lajovic Carneiro (PUC Goiás)
Profa. Marize Campos Valadares (UFG)
Prof. Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Prof. Wendell Karlos Tomazelli Coltro (UFG)
Profa. Telma Aparecida Teles Martins Silveira (IFG)
Profa. Lyriane Apolinário de Araújo (IFG)
Prof. Eduardo Noronha de Andrade Freitas (IFG)
Prof. Clodoaldo Valverde (UNIP)Prof. Rogério Vieira Reges (UNIP)
Prof. Frederico Rodovalho de Oliveira (SENAI FATESG) 

Categoria “Aluno Talento do Ano na Ciência e Tecnologia”
Aurélio Santos Miranda (PUC Goiás)
Bruna Miranda de Oliveira (PUC Goiás)
Ana Flávia Zanelli de Almeida (PUC Goiás)
Murion Monteiro de Godoi (UFG)
Danilo Borges Cavalcanti (UFG)
Isadora Campos Vaz (UFG)
Marta Gonçalves de Oliveira (IFG)
Priscilla Kélida Assis Galvão (IFG)
David Brahiam Machado (UNIALFA)
Álefe Costa Macedo (UNIALFA)
Airazec Nascimento Santos (UNIALFA)
Mariza Ramirez (Faculdade SENAC)
Daniel Borges Ribeiro Silva (Faculdade SENAC)
Lorena Silva Santos (UNIP)
Dayane Fernandes (UNIP)
Ana Camila Silva Marquez Bonfim (UNIP)
Lenier Lopes de Abreu (SENAI Italo Bologna) 
Edson da Silva Magalhães (SENAI FATESG)
Felipe Augusto Costa Sousa (SENAI FATESG)

Anna Carolina Cruz, da Diretoria de Jornalismo. 
Foto: Edilson Pelikano